Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Regularização fundiária é uma realidade em RO


A superintendente Nacional de Regularização Fundiária, Shirley Abreu, participou do evento de entrega dos títulos aos pequenos e médios produtores rurais dos municípios de Novo Horizonte e Nova Brasília.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, ao lado de Shirley Abreu e outras autoridades, incentivou os produtores rurais que receberam os documentos de suas terras a continuar produzindo no campo. Shirley Abreu elogiou o trabalho realizado pelo Governo da Cooperação que não vem medindo esforços para regularizar áreas produtivas e garantindo sossego para quem vive e produz no campo.

Dezenas de pessoas, a maioria da terceira idade, recebiam as escrituras e sacramentavam assinando. Muitas delas, principalmente senhoras, lacrimejavam, beijavam os títulos e tremiam no momento de firmar o recebimento dos documentos que lhes permitiram, de fato, o direito a posse terra. Famílias que ocupam áreas há mais de 38 anos produzindo alimentos sem os títulos da terra. É um sonho que está sendo concretizado.

Francisco Ferreira do Nascimento e Francisca de Jesus Ferreira, que aportaram em Rondônia em 1986, vindos da Paraíba, receberam a escritura de cinco alqueires no município de Novo Horizonte, receberam os documentos como verdadeira certidão de casamento. Como verdadeiro dono da terra, o casal, que produz milho, mandioca, arroz e leite, vai partir agora com mais segurança para produção de peixe em cativeiro.

Daniel Marcelino da Silva, ao lado da esposa Rozilda Pereira Marcelino, que conduzia nos braços o filho de apenas três meses, João Paulo Marcelino Pereira, não se continham de tanta alegria, conferindo o tamanho do lote de 24 hectares, também no município de Novo Horizonte, onde vão continuar cultivando gêneros de primeira necessidade como café, arroz, cana de açúcar, leite e banana.

Aos 76 anos, dona Quitéria Francisca Muniz, viúva, recebeu o titulo de 16 hectares. Em lágrimas exclamou:" Vou viver feliz e cuidar das minhas galinhas". A cada documento recebido pelos produtores rurais oficializando a regularização de propriedades, muitas emoções podiam ser testemunhadas no semblante de cada de cada família beneficiada.

Fonte: José Luiz Alves
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)