Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Região Norte tem 10% da população urbana atendida por rede de esgoto



Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil

Entre as regiões brasileiras, o Norte tem a menor cobertura de coleta de esgoto na área urbana com cerca de 10% dos moradores atendidos pelo serviço em 2014. Em seguida está o Nordeste, com 31% da população atendida. Os dados são do 20º Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos divulgado hoje (16) pelo Ministério das Cidades com números referentes ao ano de 2014.

Os percentuais das regiões Sul e Centro-Oeste são, respectivamente, 44% e 51%. Com maior índice de atendimento por rede de coleta de esgoto está o Sudeste, onde 83% da população urbana têm acesso ao serviço.

Gente de Opinião

No Brasil, 42,4% da população da área urbana não
têm rede de coleta de esgotoArquivo Agencia Brasil


No Brasil, 57,6% da população da área urbana têm rede de coleta de esgoto. O secretário nacional de saneamento ambiental, do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, avalia que o percentual é baixo diante da meta proposta pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) de garantir rede de esgoto para 93% da população que vive na área urbana em 2033.

Segundo Ferreira, é preciso otimizar investimentos e tecnologias para avançar na cobertura. “É muito baixo diante da meta de universalização. O que temos que fazer é não deixar faltar recursos, buscar tecnologias mais econômicas e eficientes, procurar a inovação tecnologia e criar condições rápidas de licitações. Esses são pontos fundamentais para se avançar rápido no trabalho”, disse.

Em relação as metas do Plansab de ampliar o saneamento, o secretário disse que, no ritmo atual, o país terá dificuldade de cumprí-las, especialmente em relação ao esgoto que é uma obra mais demorada. “Esperamos que, com a economia melhorando, consigamos recuperar a quantidade e a velocidade dos investimentos. A iniciativa privada tem se interessado e isso complementa os investimentos. Então, vamos incentivar para que haja condições para o cumprimento das metas”.

O secretário diz que um dos entraves para o avanço mais rápido na ampliação do saneamento para a população é a dificuldade dos estados e municípios na gestão e rapidez da aplicação dos recursos. “O ministério tem feito esforço grande de dar assistência, verificar os problemas que aconteceram, se [foi] de licitação, de licenciamento ambiental, se [houve] falta de capacidade técnica para resolver o problema”, explicou.

O diagnóstico divulgado hoje mostra que, em 2014, 156,4 milhões de brasileiros que vivem em áreas urbanas tinham acesso à rede pública de abastecimento de água. O número representa 93% dos moradores das cidades do país.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)