Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Reforma administrativa deve ser prioridade em Tocantins



O governador eleito de Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), que toma posse neste sábado (1º), assume o cargo com o desafio de desburocratizar e dar agilidade às secretarias estaduais. Ainda na transição, o tucano – que já comandou o Estado por dois mandatos (entre 1994 e 2002) – definiu como prioridade assinar, logo no início de seu mandado, uma MP (medida provisória) apresentando as mudanças que fará na administração estadual.

Entre as alterações propostas destacam-se a instauração de seis regiões metropolitanas administrativas, nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Araguatins, Augustinópolis e Tocantinópolis. A ideia é que cada região tenha um gestor, nomeado pelo governador, cuja função será identificar e tentar solucionar os principais problemas da área.

A MP também deve abranger a extinção, fusão e criação de pastas estaduais e outros órgãos ligados à gestão do Estado, cuja população é de quase 1,4 milhão de habitantes.

Desafios

Siqueira Campos também será cobrado pelos indicadores sociais, desfavoráveis a Tocantins. Para se ter uma ideia, dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados em novembro deste ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que quase metade da população local (43,3%) se encontrava em algum nível de IA (Insegurança Alimentar) em 2009.

O índice considera desde as pessoas que disseram ter sentido medo de não ter o que comer até as que passaram fome em alguma ocasião no período.

Ainda segundo o IBGE, responsável pela pesquisa, apenas 12,9% dos domicílios de Tocantins tem acesso a esgoto, e somente outras 15,4% das casas possuem fossa séptica.

Aumentar o acesso à educação é outra tarefa do novo governador. Ainda segundo a PNAD mais recente, 12,9% dos moradores no Estado com dez anos ou mais disseram não possuir nenhuma instrução escolar ou estudaram por apenas um ano ou menos.

Perfil

Siqueira Campos foi o primeiro governador do Tocantins, unidade federativa criada oficialmente em 1989, após se separar de Goiás. O tucano continuou no comando do Estado por mais dois mandatos, tendo vencido as eleições de 1994 e 1998.

Ele foi eleito no primeiro turno da eleição após receber 50% dos votos (349.592), derrotando o adversário Carlos Gaguim (PMDB), que tentava a reeleição como governador e foi escolhido por 49% dos eleitores.

Fonte: Portal R7

 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)