Quarta-feira, 27 de abril de 2011 - 13h19
Daniel Lima
Agência Brasil
Brasília - A Receita Federal do Brasil recebeu, aproximadamente, 17 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 até as 12h45 de hoje (27). O número representa 70,83% do total de declarações estimadas para este ano - 24 milhões.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, tem pedido aos contribuintes que não deixem para fazer o download do programa de computador que gera a Declaração do Imposto de Renda nas últimas horas antes do fim do prazo de entrega. Depois, é preciso utilizar outro aplicativo (Receitanet) para transmitir a declaração.
“O programa este ano é um pouquinho maior. O conselho é que o contribuinte baixe logo porque ele pode encontrar dificuldade na hora do download”, disse. Adir também recomenda que o contribuinte conheça melhor o programa depois de instalá-lo. Segundo ele, com antecedência será mais fácil identificar se há a necessidade de documentos complementares para o preenchimento.
“As dúvidas surgem justamente na hora do preenchimento da declaração. Como estamos nas últimas horas, se ele não tiver os documentos e não conseguir enviar as informações, ficará penalizado”, disse. Quem não declarar dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Joaquim Adir garante que a Receita Federal está preparada para receber os 7 milhões de declarações que ainda precisam ser entregues. Ele, no entanto, lembra que, se todos deixarem para enviar na última hora, é possível haver algum tipo de dificuldade no processo.
O prazo de entrega termina sexta-feira (29). A Receita lembra que o envio pela internet poderá ser feito até as 23h59min59s, horário de Brasília. Os contribuintes que optarem pela entrega em disquete devem estar atentos ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç