Sexta-feira, 7 de junho de 2013 - 12h08
(Brasília, 07/06/13) Durante solenidade do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar ocorrida no Palácio do Planalto, na manhã de ontem(006/06), a presidente Dilma Rousseff anunciou que enviará, a Câmara dos Deputados, projeto de Lei criando a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que terá como objetivo coordenar e implementar o sistema brasileiro do serviço de extensão rural.
O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp(ambos do PMDB/RO) que estiveram presentes ao evento no Palácio do Planalto, elogiaram a decisão da presidente Dilma Rousseff em beneficiar o setor produtivo rural com a criação dessa agência.
A deputada Marinha Raupp lembrou que o serviço de extensão rural era coordenado pela EMBRATER, que foi criada pelo Decreto nº 75.373, de 14 de fevereiro de 1975, que regulamentou a Lei nº 6.126/74.
Com a extinção da Embrater pelo Decreto no 99.192, de 15 de março de 1990, as Emater’s em sua grande maioria ficaram fragilizadas e o setor produtivo, em especial a agricultura familiar, também sofreu as cosequências desse desmonte do serviço.
A deputada Marinha destacou que fez várias ações, dentre elas, citou que durante a realização da 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural realizado, em Brasília, em 2012, protocolou o pedido de indicação nº 2944 de 23 de maio do mesmo ano sugerindo ao governo federal a criação de um órgão federal.
A deputada ressaltou também que o Ministério da Agricultura, através da Portaria nº 642 de 12 de julho de 2012, criou o Grupo de Trabalho para estruturar o novo sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Marinha Raupp disse que a Agência Nacional fortalecerá o Serviço de Extensão Rural nos estados, principalmente através da Emater, que é o órgão de maior credibilidade na zona rural e responsável pela assistência a 80% dos produtores da Agricultura Familiar, em Rondônia.
Também esteve na solenidade, o secretário-executivo da EMATER/RO, Luis Gomes Furtado, que considerou importante a decisão da presidente Dilma na criação da citada agência nacional pelo fato de que a assistência técnica e extensão vai contar com uma infraestrutura capaz de beneficiar e atender o setor produtivo do estado.
Fonte: Ribamar Rodrigues
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do