Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Raupp destaca atuação do Exército na garantia da unidade nacional


O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), disse em plenário que “a ação do e Exército Brasileiro tem sido importante para garantir a unidade nacional desde os tempos mais remotos, a exemplo do que ocorreu na batalha dos Guararapes em 19 de abril de 1648”. A afirmação foi feita durante a sessão especial do Senado Federal destinada a comemorar o Dia do Exército Brasileiro transcorrido no último dia 19.

O senador lembrou que naquela batalha muitos deram suas vidas por nossa pátria em combate contra os invasores holandeses o que fez surgir “o sentimento de brasilidade que posteriormente iria nutrir os corações e mentes dos colonos com o desejo de liberdade alcançado anos depois por D. Pedro I, com o seu grito de Ipiranga.

Para ele, o patrono do Exército, Luis Alves de Lima e Silva – o Duque de Caxias - teve um papel fundamental nesse processo de unidade nacional e exerceu hábil liderança na vitória da sangrenta guerra do Paraguai, o maior conflito externo que o Brasil já se envolveu.

Valdir Raupp acrescentou ainda que “o Exército Brasileiro teve importante atuação na Proclamação da República quando foram lançadas as bases para a nossa democracia hoje plenamente consolidada”.

O líder do PMDB no Senado registrou ao final do seu discurso que o Exército desenvolve ações atualmente em várias frentes como na fiscalização de nossas fronteiras, no engajamento em campanhas sociais ou mesmo integrando a Força de Paz das Nações Unidas de caráter humanitário, como a do Haiti e do Timor Leste.

O senador elogiou a ação dessa Força Terrestre nos 5,2 milhões de quilômetros quadrados da região amazônica que abriga a maior diversidade biológica do planeta. “Reconheço que em todos os sentidos, o trabalho do Exército na Amazônia é grandioso, militar e socialmente responsável.”, concluiu Raupp.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)