Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Raposa Serra do Sol: MPE e MPF alertam que levar crianças para protesto é crime



Preocupados com a presença de crianças e adolescentes nas manifestações ocorridas na terra indígena Raposa Serra Sol, procuradores e promotores do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal alertaram os pais que este tipo de procedimento é crime.

O promotor da Infância e Juventude de Roraima, Márcio Rosa, disse que fitas de reportagens gravadas na área e fotografias tiradas pela imprensa mostram claramente as crianças nas manifestações.  "Fazemos um alerta que, caso crianças sejam usadas nessa manifestação, tanto os pais quanto os líderes do movimento serão responsabilizados criminalmente", afirmou.

Márcio Rosa disse ainda que o Ministério Público vai acompanhar de perto a questão e punir os responsáveis.  Além dele, as procuradoras Ludmila Bortoleto Monteiro e Ana Paula Góes de Araújo estão atentas ao caso.

"Nós nos reunimos com as procuradoras e vimos que realmente essa questão é séria e deve ser combatida.  Os pais podem ser responsabilizados e até mesmo perder o pátrio poder.  Por isso pedimos que impeçam crianças e adolescentes de estarem expostos em situação de risco", frisou.

Para o promotor, o problema na terra indígena Raposa Serra do Sol é um problema do mundo adulto e não pode ser levado para o mundo infantil.  "Elas não podem ser expostas e, se houver qualquer exposição a risco, quem fizer isso será responsabilizado", disse.

Márcio Rosa explicou que o Ministério Público nesses casos só pode agir preventivamente, mas que nem mesmo os indígenas são inimputáveis.  "Apenas os que não têm contato com a civilização são inimputáveis.  Os outros podem responder na Justiça, por isso fazemos este apelo para que os pais e líderes do movimento sejam responsáveis e não deixem crianças em situações de risco e exposição", frisou.

Fonte: Folha de Boa Vista

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p