Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

RÁDIO COMUNITÁRIA: Ministério abre prazo para habilitação de novas emissoras



O Ministro das Comunicações, Hélio Costa informou nesta terça-feira (12), ao deputado Eduardo Valverde (PT/RO) que o ministério divulgou aviso de habilitação para 463 novas emissoras de rádios comunitárias. Os avisos foram publicados no Diário Oficial da União.

Essa habilitação engloba, segundo o ministério, cidades, bairros, ilhas, comunidades, vilas, povoados e distritos, além de assentamentos agrícolas e aldeias indígenas.

Segundo Costa, todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal, estão contemplados, visto que as rádios comunitárias são um instrumento de comunicação importante e necessário para a cidadania brasileira, principalmente no interior do país.  Atualmente, estão autorizadas 3.685 rádios comunitárias em todo o Brasil.

Os procedimentos para as inscrições podem ser feitos pelo site do Ministério das Comunicações ou via endereçamento postal dirigidos à Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações no endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Brasília-DF, CEP 70044-900.

Pró-Conferência _Além de pedir agilização de concessões de rádios comunitárias em vários municípios rondoniense, por veicularem conteúdo "genuinamente amazônico", o deputado Valverde pediu também ao ministro apoio para a realização da Pró-Conferência de Comunicação a realizar-se no dia 19 de Junho em Porto Velho, Rondônia.

 A realização dessa mobilização é uma iniciativa do parlamentar em anteceder em seu estado o debate em torno do marco regulatório e a construção de políticas públicas para a comunicação. Valverde tem uma atuação importante no Congresso Nacional na relatoria e acompanhamento de Projetos Lei e processos para a implantação de Rádios Comunitárias.

Nesta Pró-Conferência os temas debatidos serão voltados para as novas tecnologias, concessões, ética, rádios comunitárias e também o tema sugerido via decreto presidencial para a I Conferência Nacional de Comunicação, que é: Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital.

Segundo o deputado Valverde, todas as mobilizações que estão acontecendo no país em torno do assunto é uma grande iniciativa de um governo democrático e que o debate torna conhecido à sociedade brasileira as estruturas da comunicação nas mais diferentes regiões do Brasil.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)