Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

R$ 3 mi para ações que reduzam mortes no trânsito


 Christina Machado
Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Saúde autorizou o repasse financeiro de R$ 3 milhões do Fundo Nacional de Saúde para que os estados e o Distrito Federal promovam ações de redução das mortes no trânsito. A portaria está publicada na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União (DOU). O repasse é referente ao terceiro quadrimestre de 2010.

De acordo com a portaria, os recursos representam um incentivo para a continuidade do Projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito – Mobilizando a Sociedade e Promovendo a Saúde. O projeto tem o objetivo de implementar ações de promoção da saúde por meio da articulação e mobilização de setores governamentais, não governamentais e da sociedade civil.

Segundo o ministério, os dados de mortalidade no Brasil reforçam a necessidade de prevenir acidentes. Só em 2008, 38.273 brasileiros perderam a vida em acidentes de trânsito. Desse total, 82% eram do sexo masculino. Em 2007, foram registradas 37.407 mortes.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 1,3 milhão de pessoas morrem anualmente no trânsito e que até 2030 esse número deve subir para 2,4 milhões. Mais de 90% dos acidentes com mortes ocorrem em países de baixa e média renda, que concentram 48% da frota mundial de veículos. Os usuários mais vulneráveis são pedestres, motociclistas e ciclistas.

Os dados mostram também que 44% dos países no mundo não têm políticas que estimulem o uso de transportes públicos. Ainda de acordo com a OMS, 10 países – Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Brasil, Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito – concentram 62% das mortes no trânsito.

De acordo com a portaria do ministério, a resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) - de 24 de fevereiro deste ano - proclama o período de 2011-2020 como a Década de Ações pela Segurança Viária, Prevenção das Lesões e Mortes e Paz no Trânsito.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç