Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PT usa pré-campanha para treinar 'molejo' de Dilma



Na TV, partido vai tentar tirar a pecha de que falta carisma à petista


Wanderley Preite Sobrinho, do R7

A coordenação de campanha da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, não quer saber de brigar com o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, durante a pré-campanha.

Os caciques do PT estão tão satisfeitos com a boa posição de sua candidata nas pesquisas eleitorais que preferem treinar “a falta de molejo” político da petista, fazendo ela viajar o Brasil todo antes que a campanha comece de fato.

Quem diz que a ex-ministra não quer confrontar Serra em razão da boa posição da ex-ministra nas pesquisas é Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte e um dos principais coordenadores da campanha petista:

- Estamos com uma exposição muito boa conseguida num período anterior, praticamente empatada com o ex-governador Serra. Daqui pra frente o crescimento deve continuar com uma velocidade um pouco menor. Aí vai ter um novo salto quando começar a campanha, principalmente em agosto, quando a TV entra em campo. [...] Não estamos preocupados com o adversário.

Até lá, o PT vai turbinar a agenda política da ministra para que ela ganhe experiência nos palanques. Esta semana, por exemplo, ela começou uma maratona em Brasília na segunda-feira (5) e só terminou no sábado em São Bernardo do Campo, no Grande ABC.

Só em Minas Gerais, ela precisou treinar a eloquência em um almoço em Ouro Preto, na Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), em uma homenagem na cidade de São João Del Rei e ir a uma plenária com a juventude dos partidos aliados.

O cientista político da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Marco Antônio Villa, diz que Dilma precisa mesmo “provar que é politicamente capaz”:

- Ele tem de mostrar que sua capacidade administrativa também pode ser traduzida em capacidade política.

Pimentel admite que falta molejo político à sua candidata, mas que isso será treinado:

- Os analistas políticos confundem carisma com experiência eleitoral, quando só o que eles [políticos experientes] sabem é planejar a dinâmica eleitoral. Isso a Dilma não tem, mas ela é muito capaz, inteligente e rapidamente vai se apropriar das ferramentas de campanha para saber se comportar, como tem sabido desde o início.

O cientista diz que a estratégia do PT é acertada porque a imagem de Dilma poderá ser moldada com mais facilidade justamente porque ela ainda é pouco conhecida – ao contrário de Serra, cuja imagem já está fixada no eleitor.

- Dilma tem mais chance de ficar conhecida como uma pessoa simpática justamente por ser pouco conhecida e ter todo o horário eleitoral pra mudar a imagem de antipática.

A coordenação de campanha do PT só admite uma estratégia tanto para a pré quanto para campanha na TV: colar a imagem da ex-ministra a do presidente Luiz Inácio Lula da silva.

Afirma Pimentel:

- Nossa candidata é a melhor figura pra representar o projeto do presidente Lula. Ela é uma continuidade.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)