Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PT usa pré-campanha para treinar 'molejo' de Dilma



Na TV, partido vai tentar tirar a pecha de que falta carisma à petista


Wanderley Preite Sobrinho, do R7

A coordenação de campanha da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, não quer saber de brigar com o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, durante a pré-campanha.

Os caciques do PT estão tão satisfeitos com a boa posição de sua candidata nas pesquisas eleitorais que preferem treinar “a falta de molejo” político da petista, fazendo ela viajar o Brasil todo antes que a campanha comece de fato.

Quem diz que a ex-ministra não quer confrontar Serra em razão da boa posição da ex-ministra nas pesquisas é Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte e um dos principais coordenadores da campanha petista:

- Estamos com uma exposição muito boa conseguida num período anterior, praticamente empatada com o ex-governador Serra. Daqui pra frente o crescimento deve continuar com uma velocidade um pouco menor. Aí vai ter um novo salto quando começar a campanha, principalmente em agosto, quando a TV entra em campo. [...] Não estamos preocupados com o adversário.

Até lá, o PT vai turbinar a agenda política da ministra para que ela ganhe experiência nos palanques. Esta semana, por exemplo, ela começou uma maratona em Brasília na segunda-feira (5) e só terminou no sábado em São Bernardo do Campo, no Grande ABC.

Só em Minas Gerais, ela precisou treinar a eloquência em um almoço em Ouro Preto, na Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), em uma homenagem na cidade de São João Del Rei e ir a uma plenária com a juventude dos partidos aliados.

O cientista político da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Marco Antônio Villa, diz que Dilma precisa mesmo “provar que é politicamente capaz”:

- Ele tem de mostrar que sua capacidade administrativa também pode ser traduzida em capacidade política.

Pimentel admite que falta molejo político à sua candidata, mas que isso será treinado:

- Os analistas políticos confundem carisma com experiência eleitoral, quando só o que eles [políticos experientes] sabem é planejar a dinâmica eleitoral. Isso a Dilma não tem, mas ela é muito capaz, inteligente e rapidamente vai se apropriar das ferramentas de campanha para saber se comportar, como tem sabido desde o início.

O cientista diz que a estratégia do PT é acertada porque a imagem de Dilma poderá ser moldada com mais facilidade justamente porque ela ainda é pouco conhecida – ao contrário de Serra, cuja imagem já está fixada no eleitor.

- Dilma tem mais chance de ficar conhecida como uma pessoa simpática justamente por ser pouco conhecida e ter todo o horário eleitoral pra mudar a imagem de antipática.

A coordenação de campanha do PT só admite uma estratégia tanto para a pré quanto para campanha na TV: colar a imagem da ex-ministra a do presidente Luiz Inácio Lula da silva.

Afirma Pimentel:

- Nossa candidata é a melhor figura pra representar o projeto do presidente Lula. Ela é uma continuidade.

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)