Domingo, 11 de abril de 2010 - 11h47
Na TV, partido vai tentar tirar a pecha de que falta carisma à petista
Wanderley Preite Sobrinho, do R7
A coordenação de campanha da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, não quer saber de brigar com o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, durante a pré-campanha.
Os caciques do PT estão tão satisfeitos com a boa posição de sua candidata nas pesquisas eleitorais que preferem treinar “a falta de molejo” político da petista, fazendo ela viajar o Brasil todo antes que a campanha comece de fato.
Quem diz que a ex-ministra não quer confrontar Serra em razão da boa posição da ex-ministra nas pesquisas é Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte e um dos principais coordenadores da campanha petista:
- Estamos com uma exposição muito boa conseguida num período anterior, praticamente empatada com o ex-governador Serra. Daqui pra frente o crescimento deve continuar com uma velocidade um pouco menor. Aí vai ter um novo salto quando começar a campanha, principalmente em agosto, quando a TV entra em campo. [...] Não estamos preocupados com o adversário.
Até lá, o PT vai turbinar a agenda política da ministra para que ela ganhe experiência nos palanques. Esta semana, por exemplo, ela começou uma maratona em Brasília na segunda-feira (5) e só terminou no sábado em São Bernardo do Campo, no Grande ABC.
Só em Minas Gerais, ela precisou treinar a eloquência em um almoço em Ouro Preto, na Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), em uma homenagem na cidade de São João Del Rei e ir a uma plenária com a juventude dos partidos aliados.
O cientista político da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Marco Antônio Villa, diz que Dilma precisa mesmo “provar que é politicamente capaz”:
- Ele tem de mostrar que sua capacidade administrativa também pode ser traduzida em capacidade política.
Pimentel admite que falta molejo político à sua candidata, mas que isso será treinado:
- Os analistas políticos confundem carisma com experiência eleitoral, quando só o que eles [políticos experientes] sabem é planejar a dinâmica eleitoral. Isso a Dilma não tem, mas ela é muito capaz, inteligente e rapidamente vai se apropriar das ferramentas de campanha para saber se comportar, como tem sabido desde o início.
O cientista diz que a estratégia do PT é acertada porque a imagem de Dilma poderá ser moldada com mais facilidade justamente porque ela ainda é pouco conhecida – ao contrário de Serra, cuja imagem já está fixada no eleitor.
- Dilma tem mais chance de ficar conhecida como uma pessoa simpática justamente por ser pouco conhecida e ter todo o horário eleitoral pra mudar a imagem de antipática.
A coordenação de campanha do PT só admite uma estratégia tanto para a pré quanto para campanha na TV: colar a imagem da ex-ministra a do presidente Luiz Inácio Lula da silva.
Afirma Pimentel:
- Nossa candidata é a melhor figura pra representar o projeto do presidente Lula. Ela é uma continuidade.
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