Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PT reúne prefeitos eleitos e parlamentares de Rondônia e do Acre



Lideranças e parlamentares do PT do Acre e de Rôndonia participaram do evento

A experiência do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre de governar cidades e o Estado no modo petista de forma exitosa e consecutiva foi o tema central da abertura do encontro de capacitação para os prefeitos e vices eleitos em 2008 que o partido está realizando em parceria com a Fundação Perseu Abramo.

O evento, que terá a duração de três dias, está acontecendo desde a tarde de ontem na sala de convenções do Hotel Imperador Galvez, em Rio Branco, com a participação de 29 eleitos no Acre, em Rondônia, Roraima e Amazonas. Ao todo, o partido elegeu 23 prefeitos nesses Estados, sendo 12 em municípios acreanos.

Da mesa de abertura participaram o governador Binho Marques, o ex-governador Jorge Viana, o prefeito reeleito de Rio Branco Raimundo Angelim, o deputado federal Nilson Mourão e o presidente do PT do Acre, Leonardo de Brito; de Rondônia, participaram a senadora Fátima Cleide e o prefeito reeleito da capital Porto Velho, Roberto Sobrinho; e do Amazonas a secretária de formação do PT, Socorro Rolim.

Também estavam à mesa o presidente da Fundação Perseu Abramo, Ricardo Azevedo, e o secretário Nacional de Movimentos Sociais do PT, Renato Simões, que como representantes das instituições parceiras na realização do encontro falaram sobre a proposta da capacitação e apresentaram um breve balanço dos resultados eleitorais em todo o país.

O presidente do PT, Leonardo Brito, abriu o evento dando as boas-vindas aos presentes, após a execução do Hino Acreano em um vídeo clipe exibido como acolhida aos petistas de outros Estados.  "Para nós é uma honra recebê-los aqui e termos nosso estado escolhido pela direção nacional para sediar este primeiro encontro", destacou.

Nos Estados participantes deste primeiro encontro de capacitação para os eleitos em 2008, o Partido dos Trabalhadores saiu vitorioso do pleito municipal em 23 cidades de Roraima, do Amazonas, de Rondônia e do Acre, onde elegeu 12 prefeitos do total de 22 municípios.

"Temos o PT do Acre como referência política",
destaca Sobrinho

Relembrando as contribuições do PT do Acre em sua primeira campanha, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, disse que para os petistas de Rondônia o Acre tem sido um referencial político. "Nós nos orgulhamos do trabalho que vocês têm feito aqui e para nós a gestão que o PT do Acre tem realizado nas prefeituras e no governo do Estado serve de modelo", declarou.

A senadora Fátima Cleide também falou da importância de reunir os novos eleitos e os reeleitos para essa importante troca de experiência. "Esse tipo de encontro é fundamental. Precisamos realizá-los com mais freqüência", ponderou.

Já o deputado Nilson Mourão lembrou a importância da articulação que os prefeitos precisam consolidar com as respectivas bancadas federais e enalteceu a iniciativa da Fundação Perseu Abramo e do PT.

Jorge Viana, Binho e Angelim emprestam experiência aos participantes
No Acre, o PT governa o Estado pelo terceiro mandato consecutivo, além de ter reeleito os prefeitos da capital e de outras cidades para o segundo e até terceiro mandatos. Como anfitriões do evento, o governador Binho Marques e o prefeito Angelim falaram de suas experiências na gestão.

"O nosso maior desafio é melhorar cada vez mais. Fazer o melhor para transformar a vida das pessoas. Estarmos aqui reunidos hoje significa que nós, do PT, não nos preocupamos apenas em vencer eleições, mas em administrarmos as prefeituras e os governos onde vencemos, de forma a tornar mais justa a condição de vida de todos", disse o governador Binho Marques.

Já o prefeito Angelim, após dar as boas-vindas aos participantes, fez uma exposição detalhada sobre sua gestão. Na mesa que debateu o modo petista de governar e a construção do projeto de governo, ele destacou a forma participativa como vem administrando a cidade de Rio Branco. "Tudo que vamos fazer em cada um dos bairros, consultamos a população através dos Conselhos das Regionais. Na administração temos nos esforçado para sermos o mais equânime possível, privilegiando a participação dos jovens e das mulheres que são a maioria entre os secretários do município", destacou. 

Seguindo nesse tema, o ex-governador do Acre e atual presidente do Fórum Internacional de Desenvolvimento da Amazônia, engenheiro florestal Jorge Viana, agradeceu o reconhecimento e a valorização da direção nacional do PT em trazer o encontro para o Acre.

Jorge falou sobre a experiência das administrações petistas do Estado e fez alerta aos companheiros sobre a responsabilidade de governar, principalmente pelo PT. "Nós sempre fomos perfeccionistas, detalhistas, então temos a obrigação de fazer as coisas certas. Governar já é difícil, e dentro do PT se torna mais ainda porque somos vitrine", disse.

Ainda sobre governabilidade, o ex-governador falou sobre alguns princípios básicos de gestão diretamente ligados aos projetos a serem implantados pela administração, a necessidade de ter uma equipe capacitada e a criação de um ambiente harmonioso, funcional e disciplinado para o bom andamento de uma gestão.

O Acre foi citado por Jorge Viana como um "case", exemplificando suas afirmações com as mudanças ocorridas em Rio Branco nos últimos anos. "Tivemos transformações fantásticas na nossa capital e tivemos esse trabalho e dedicação reconhecidos pelos acreanos, mas isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Isso mostra que temos que trabalhar mais e mais, pois ainda há muita coisa a ser feita, para melhorar", analisou.
 

Programação segue até amanhã

Também ministram palestras no encontro, além de Ricardo Azevedo e Renato Simões, o membro do PT de Goiás Olavo Nolleto, o assessor político do Estado do Acre Carioca Nepomuceno, o secretário de Fazenda do Acre Mâncio Cordeiro e a procuradora-geral da prefeitura de Rio Branco Márcia Alódio.

Ontem foram ministradas palestras com os temas: O modo petista de governar: o projeto de desenvolvimento local e o desenvolvimento nacional e Construção do Projeto de Governo.

Hoje serão ministradas as palestras: Governabilidade, composição e coordenação de governo; Transição de governo: desafios jurídicos e administrativos e finanças públicas e iniciada a oficina: Orientações e instrumentos para a transição e início de governo. O evento será encerrado amanhã.

Fonte: Jornal Página20

 

Mais Sobre Política - Nacional

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu