Porto Velho (RO) sábado, 21 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PT reúne prefeitos eleitos e parlamentares de Rondônia e do Acre



Lideranças e parlamentares do PT do Acre e de Rôndonia participaram do evento

A experiência do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre de governar cidades e o Estado no modo petista de forma exitosa e consecutiva foi o tema central da abertura do encontro de capacitação para os prefeitos e vices eleitos em 2008 que o partido está realizando em parceria com a Fundação Perseu Abramo.

O evento, que terá a duração de três dias, está acontecendo desde a tarde de ontem na sala de convenções do Hotel Imperador Galvez, em Rio Branco, com a participação de 29 eleitos no Acre, em Rondônia, Roraima e Amazonas. Ao todo, o partido elegeu 23 prefeitos nesses Estados, sendo 12 em municípios acreanos.

Da mesa de abertura participaram o governador Binho Marques, o ex-governador Jorge Viana, o prefeito reeleito de Rio Branco Raimundo Angelim, o deputado federal Nilson Mourão e o presidente do PT do Acre, Leonardo de Brito; de Rondônia, participaram a senadora Fátima Cleide e o prefeito reeleito da capital Porto Velho, Roberto Sobrinho; e do Amazonas a secretária de formação do PT, Socorro Rolim.

Também estavam à mesa o presidente da Fundação Perseu Abramo, Ricardo Azevedo, e o secretário Nacional de Movimentos Sociais do PT, Renato Simões, que como representantes das instituições parceiras na realização do encontro falaram sobre a proposta da capacitação e apresentaram um breve balanço dos resultados eleitorais em todo o país.

O presidente do PT, Leonardo Brito, abriu o evento dando as boas-vindas aos presentes, após a execução do Hino Acreano em um vídeo clipe exibido como acolhida aos petistas de outros Estados.  "Para nós é uma honra recebê-los aqui e termos nosso estado escolhido pela direção nacional para sediar este primeiro encontro", destacou.

Nos Estados participantes deste primeiro encontro de capacitação para os eleitos em 2008, o Partido dos Trabalhadores saiu vitorioso do pleito municipal em 23 cidades de Roraima, do Amazonas, de Rondônia e do Acre, onde elegeu 12 prefeitos do total de 22 municípios.

"Temos o PT do Acre como referência política",
destaca Sobrinho

Relembrando as contribuições do PT do Acre em sua primeira campanha, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, disse que para os petistas de Rondônia o Acre tem sido um referencial político. "Nós nos orgulhamos do trabalho que vocês têm feito aqui e para nós a gestão que o PT do Acre tem realizado nas prefeituras e no governo do Estado serve de modelo", declarou.

A senadora Fátima Cleide também falou da importância de reunir os novos eleitos e os reeleitos para essa importante troca de experiência. "Esse tipo de encontro é fundamental. Precisamos realizá-los com mais freqüência", ponderou.

Já o deputado Nilson Mourão lembrou a importância da articulação que os prefeitos precisam consolidar com as respectivas bancadas federais e enalteceu a iniciativa da Fundação Perseu Abramo e do PT.

Jorge Viana, Binho e Angelim emprestam experiência aos participantes
No Acre, o PT governa o Estado pelo terceiro mandato consecutivo, além de ter reeleito os prefeitos da capital e de outras cidades para o segundo e até terceiro mandatos. Como anfitriões do evento, o governador Binho Marques e o prefeito Angelim falaram de suas experiências na gestão.

"O nosso maior desafio é melhorar cada vez mais. Fazer o melhor para transformar a vida das pessoas. Estarmos aqui reunidos hoje significa que nós, do PT, não nos preocupamos apenas em vencer eleições, mas em administrarmos as prefeituras e os governos onde vencemos, de forma a tornar mais justa a condição de vida de todos", disse o governador Binho Marques.

Já o prefeito Angelim, após dar as boas-vindas aos participantes, fez uma exposição detalhada sobre sua gestão. Na mesa que debateu o modo petista de governar e a construção do projeto de governo, ele destacou a forma participativa como vem administrando a cidade de Rio Branco. "Tudo que vamos fazer em cada um dos bairros, consultamos a população através dos Conselhos das Regionais. Na administração temos nos esforçado para sermos o mais equânime possível, privilegiando a participação dos jovens e das mulheres que são a maioria entre os secretários do município", destacou. 

Seguindo nesse tema, o ex-governador do Acre e atual presidente do Fórum Internacional de Desenvolvimento da Amazônia, engenheiro florestal Jorge Viana, agradeceu o reconhecimento e a valorização da direção nacional do PT em trazer o encontro para o Acre.

Jorge falou sobre a experiência das administrações petistas do Estado e fez alerta aos companheiros sobre a responsabilidade de governar, principalmente pelo PT. "Nós sempre fomos perfeccionistas, detalhistas, então temos a obrigação de fazer as coisas certas. Governar já é difícil, e dentro do PT se torna mais ainda porque somos vitrine", disse.

Ainda sobre governabilidade, o ex-governador falou sobre alguns princípios básicos de gestão diretamente ligados aos projetos a serem implantados pela administração, a necessidade de ter uma equipe capacitada e a criação de um ambiente harmonioso, funcional e disciplinado para o bom andamento de uma gestão.

O Acre foi citado por Jorge Viana como um "case", exemplificando suas afirmações com as mudanças ocorridas em Rio Branco nos últimos anos. "Tivemos transformações fantásticas na nossa capital e tivemos esse trabalho e dedicação reconhecidos pelos acreanos, mas isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Isso mostra que temos que trabalhar mais e mais, pois ainda há muita coisa a ser feita, para melhorar", analisou.
 

Programação segue até amanhã

Também ministram palestras no encontro, além de Ricardo Azevedo e Renato Simões, o membro do PT de Goiás Olavo Nolleto, o assessor político do Estado do Acre Carioca Nepomuceno, o secretário de Fazenda do Acre Mâncio Cordeiro e a procuradora-geral da prefeitura de Rio Branco Márcia Alódio.

Ontem foram ministradas palestras com os temas: O modo petista de governar: o projeto de desenvolvimento local e o desenvolvimento nacional e Construção do Projeto de Governo.

Hoje serão ministradas as palestras: Governabilidade, composição e coordenação de governo; Transição de governo: desafios jurídicos e administrativos e finanças públicas e iniciada a oficina: Orientações e instrumentos para a transição e início de governo. O evento será encerrado amanhã.

Fonte: Jornal Página20

 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç