Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PSOL defende reforma política de iniciativa popular


Iolando Lourenço
Agência Brasil

Brasília - Lideranças do PSOL defenderam hoje (25) a aprovação de uma reforma política de iniciativa popular ao invés de um plebiscito para a convocação de uma constituinte exclusiva para tratar do assunto. Segundo o presidente do partido, deputado Ivan Valente (SP), uma proposta de iniciativa popular tem o respaldo e a força das ruas e todas as chances de ser aprovada rapidamente pelo Congresso Nacional.

“O PSOL está engajado na coleta de assinaturas de uma proposta de iniciativa popular que estabelece uma profunda reforma política no país, eliminando a influência do poder econômico e incrementando os mecanismos de controle de participação popular”, disse Ivan Valente. “Preferimos uma emenda popular que venha das ruas, com a força das ruas, com mais de 1,6 milhão de assinaturas. Se vem com pressão das ruas o projeto será votado rapidamente”.

Para o presidente do PSOL, uma proposta de reforma política de iniciativa popular tem muito mais chance de ser aprovada, assim como ocorreu com a proposta de ficha limpa. Valente informou que o mesmo movimento que produziu a Lei da Ficha Limpa que, aproveitando essa onda do movimento social, agora vem com a proposta de reforma, política que já está sendo discutida por vários setores da sociedade civil para que sejam coletadas as assinaturas e apresentada ao Congresso.

“O PSOL estará à frente dessa coleta de assinatura. Acredito que em um mês, ou no máximo em um mês e meio, teremos as assinaturas para apresentar a proposta. É uma proposta de iniciativa popular, que vem com a legitimidade da mobilização popular. A coleta das assinaturas deverá começar rapidamente”, disse Ivan Valente.

As lideranças do PSOL presentes à coletiva, no Salão Verde da Câmara, informaram que o partido apoia a continuidade da luta nas ruas por direitos e que a voz direta das ruas exige das autoridades respostas concretas e imediatas aos grandes problemas nacionais, especialmente nas áreas da saúde, da educação, do transporte e da segurança.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)