Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Propostas de Dilma na área social incluem ampliação do Bolsa Família


 
Marcos Chagas

Agência Brasil,
Brasília - Em um eventual governo a partir de 1º de janeiro, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, comprometeu-se a ampliar o Programa Bolsa Família e a incluir, no benefício, indígenas, quilombolas, moradores de rua, pessoas libertadas de trabalho considerado escravo e casais sem filhos. A medida faz parte das 13 propostas de desenvolvimento social apresentadas hoje (27) pela candidata, em Brasília.

O plano não detalha como as políticas serão implementadas nem valores para viabilizá-las. Outra intenção da candidata é reajustar o valor atual do Bolsa Família. O objetivo, de acordo com material divulgado pela assessoria de campanha, é “manter o poder de compra e garantir às famílias atendidas um patamar de renda compatível com o crescimento da riqueza do país”.

Entre as medidas sociais que serão adotadas, Dilma Rousseff pretende priorizar em programas de habitação, saneamento básico e redução de despesas com energia elétrica famílias atendidas pelo Bolsa Família. Ela promete ainda fortalecer os programas de acesso à educação de todos os membros das famílias beneficiadas pelo programa.

Outra medida defendida pela candidata é “expandir e aperfeiçoar” as redes governamentais e não governamentais voltadas ao atendimento de idosos, portadores de deficiência, mulheres, crianças, e moradores de rua.

Dilma Rousseff, em suas propostas, destaca a necessidade de consolidação da área de seguridade social. Neste sentido, o plano destaca a necessidade de estabelecer o diálogo com o setor contributivo para consolidar o Sistema Brasileiro de Proteção Social que envolve os não contribuintes.

Além disso, a candidata pretende aumentar a cobertura e o volume de compras do Programa de Aquisição de Alimentos. Desta forma, seria adquirida pelo governo federal parte da produção de 450 mil agricultores familiares. Os alimentos serviriam prioritariamente para abastecer a Rede de Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição do sistema de políticas de segurança alimentar.

Desta forma, os alimentos adquiridos de pequenos produtores rurais complementariam a alimentação de aproximadamente 25 milhões de pessoas atendidas pelos programas de alimentação e nutrição.

Dilma Rousseff também quer assegurar, caso eleita pelos próximos quatro anos, o abastecimento de água potável “a todas as famílias em situação de pobreza que vivem dispersas na zona rural”. Ela pretende ampliar assim a cobertura do programa de cisternas domiciliares e escolares, especialmente na região do Semiárido.

O plano para a área social também contempla a erradicação do trabalho infantil. Para isso, entre outras ações, Dilma propõe ampliar, nos municípios, a oferta de serviços de qualidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade “como forma de prevenção ao trabalho precoce”.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)