Quarta-feira, 27 de novembro de 2013 - 06h11
Proposta de transporte intermodal em benefício do Brasil e Bolívia foi apresentada pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO) ao coordenador geral de Portos Marítimos do DNIT, Valter Casimiro Silveira. A proposta é uma demanda do Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável (CBIDS), composto por diversas entidades e organizações dos dois países, que há algum tempo vem discutindo projetos de integração, parte deles base de um novo eixo de desenvolvimento para Rondônia.
O deputado Padre Ton apresentou as linhas gerais da proposta, que consiste na consolidação de duas hidrovias, e no resgate da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, trecho entre Guajará-Mirim e Porto Velho. “É um trecho mais econômico, por seu traçado, de poucas curvas, com menor custo de gabarito estrutural, pois é praticamente plano e consolidado, já existente desde 1908”, informa documento produzido pelo CBIDS.
O transporte intermodal seria constituído, ainda, pela Hidrovia Villa Bella de Santíssima Trindade (MT) até Guajará Mirim, desse ponto utilizando-se da ferrovia reconstruída, e a seguir a Hidrovia Madeira-Mamoré-Guaporé.
“A viabilidade técnica depende de algumas intervenções e talvez o custo seja muito alto”, declarou Valter Casimiro acerca da Hidrovia que parte da região de Mato Grosso, acrescentando que estão sendo feitos estudos de viabilidade no trecho Madeira-Guaporé, os quais devem ser concluídos em dezembro.
Valter Casimiro informou ainda ao deputado que a partir de 2014 será iniciado projeto para dragagem permanente entre Porto Velho e Itacoatiara (AM), trecho por onde é exportada soja proveniente de Mato Grosso.
O deputado Padre Ton sugeriu que ao CBIDS seja dada a oportunidade de apresentação detalhada dos projetos destinados a promover com custos reduzidos o transporte de cargas (bens, grãos e serviços) e passageiros numa intermodalidade de transporte que representaria novo eixo de desenvolvimento, proposta acatada pelo coordenador de Portos Marítimos.
A apresentação do CBIDS deverá ser feita, por indicação de Valter Casimiro, aos técnicos que produzem os estudos de viabilidade, sob a competência da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), com sede em Manaus.
Fonte: Mara Paraguassu
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