Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Projeto de Lei da senadora Fátima Cleide regulamenta atuação de mototáxi


 
Na reunião desta quarta-feira (12), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou substitutivo a projeto da senadora Fátima Cleide (PT-RO) regulamentando o transporte de passageiros e bens em motocicletas e veículos similares, conhecido popularmente como serviço de mototáxi (PLS 353/03). O substitutivo será votado em turno suplementar na próxima reunião da CCJ.

O relator da matéria, senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA), manteve o substitutivo já aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), favorável ao projeto de Fátima Cleide e contrário a projeto do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que tramitou em conjunto e tratava do mesmo assunto (PLS 108/04).

Antonio Carlos Júnior explicou que o objetivo da proposta é disciplinar a atuação dos chamados mototáxi, "hoje uma realidade em muitas cidades brasileiras". Segundo o relator, a atividade já foi regulamentada em algumas cidades, mas continua clandestina em muitas localidades. Falta, lembrou o senador, uma legislação federal sobre o tema.

O substitutivo mantém a proposta da senadora Fátima Cleide que atribui ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) as decisões sobre a regulamentação da atuação dos veículos que podem ser usados para transporte de bens e passageiros. De acordo com a proposta, o Contran fará listas periódicas dos veículos admissíveis para prestar serviço de transporte de passageiros e também definirá detalhes para o exercício da profissão, como obrigatoriedade de uso de capacete e fornecimento de toucas para os passageiros.

Durante a discussão da matéria, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse considerar uma boa solução delegar ao Contran a competência para decidir sobre detalhes desse tipo de transporte.

“O que não pode é ficar como está. O transporte existe e não há regulamentação”, afirmou Azeredo.

prolongados". Com a aprovação do projeto, as mensagens voltadas à educação para o trânsito passarão a ser veiculadas ao longo de todo o ano em propagandas veiculadas em emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e outdoors.

Fonte: Agência Senado/ Silvia Gomide

 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p