Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Projeto contra 'ficha suja' tem 350 mil assinaturas



O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou nesta sexta-feira (26) que já conseguiu 350 mil assinaturas para o projeto de lei que pretende impedir a candidatura de políticos processados. Segundo a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), que fez parte do MCCE, o número foi apurado após a  1ª Mobilização Nacional, no início de setembro.

A coleta de assinaturas começou em maio deste ano e tem a meta de chegar a 1,3 milhão de assinaturas. Com esse número, o projeto poderá ser enviado ao Congresso para ser apreciado pelos deputados e senadores.

Como projeto de iniciativa popular, o movimento pretende alterar a Lei complementar n.º 67/90, a chamada lei de Inelegibilidades. O objetivo do texto, diz o MCCE, é impedir a candidatura de políticos condenados (a partir da 1ª instância), que tenham processos em andamento ou tenham renunciado para fugir da cassação.

Para participar da campanha basta ir ao o site do MCCE (www.mcce.org.br). É possível imprimir o formulário e preencher quantas assinaturas for possível e enviar para a secretaria executiva do movimento. O endereço está no próprio formulário.

Fonte: Congresso em Foco

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)