Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Profissão de garimpeiro será regulamentada


O Projeto de Lei 7505/06, que cria o Estatuto do Garimpeiro, foi aprovado esta semana por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. O objetivo da proposta é regulamentar a profissão. Para exercer a atividade, o trabalhador deverá ter o título minerário emitido pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

De posse do título, será possível trabalhar como autônomo, em regime de economia familiar, em parceria com o titular do direito de exploração, empregado em alguma empresa ou em cooperativa. O deputado Paulo Rocha (PT-PA) diz que o estatuto vem regulamentar a atividade com o objetivo de abrir espaço para uma produção mineral mais profissional.

Segundo ele, “vários requisitos estão colocados ali, desde a regulamentação da profissão, o desenvolvimento sustentável, o meio ambiente até direitos conquistados por outros trabalhadores que antes [os garimpeiros] não tinham, como direitos trabalhistas, seguridade social".

O deputado acrescentou que os garimpeiros atenderem às normas do estatuto poderão vender o mineral e as gemas diretamente ao consumidor final, desde que comprovem a área de origem do minério extraído.

O estatuto prevê ainda que o trabalhador poderá prestar serviços para mais de uma empresa ou cooperativa que tenha atuação em áreas distintas. Por outro lado, exige dos exploradores de minerais a recuperação de áreas onde houver prejuízo ambiental. Também passa a ser proibida a atividade para menores de 18 anos.

Como tramitava na CCJC em caráter conclusivo, o projeto segue agora para votação no Senado Federal e, se aprovado, irá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



Estatuto é "alforria", afirma presidente do sindicato de Garimpeiros de Serra Pelada 

A aprovação Estatuto do Garimpeiro representa a “alforria para a categoria que há 500 anos produz riqueza no país e ainda não é reconhecida como uma entidade”. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada, Raimundo Benigno.

“É uma inclusão social, porque esse estatuto delimita direitos e deveres da categoria. Nós seremos incluídos na sociedade, com nossos direitos de lavrar e comercializar nosso produto para o consumidor final. Veja quantas apreensões de ouro e diamantes com garimpeiros que não têm origem. Agora sim, nós vamos ter uma origem, vamos ter uma categoria formalizada”, ressaltou.

O Projeto de Lei 7505/06 que cria o Estatuto do Garimpeiro foi aprovado esta semana por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. O objetivo da proposta é regulamentar a profissão. Para exercer a atividade, o trabalhador deverá ter o título minerário emitido pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Segundo Benigno, o grande problema da categoria ao longo dos anos é que o trabalho sempre foi em regime artesanal, manual. Para ele, com a formalização, será possível capacitar esses trabalhadores para melhorar a produção e a forma de exploração do mineral.

O Brasil tem hoje 2 milhões de garimpeiros. Apenas os cerca de 350 mil que possuem carteira assinada têm direitos trabalhistas garantidos como férias e décimo-terceiro salário. O restante trabalha na informalidade.

Como tramitava em caráter conclusivo na CCJC, o projeto segue agora para votação no Senado Federal e, se aprovado, irá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Gláucia Gomes - Agência Brasil
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)