Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PROCURADOR DA LAVA JATO VÊ FIM DA GUERRA À CORRUPÇÃO


PROCURADOR DA LAVA JATO VÊ FIM DA GUERRA À CORRUPÇÃO - Gente de Opinião

247 - O procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba, considera que a Câmara vencerá "pelo cansaço" as batalhas para aprovação de uma legislação que enfraqueça o combate à corrupção no Brasil. Para ele, o fim do combate à corrupção se dará pela adoção de emendas e de substitutivos ao projeto das 10 Medidas Contra a Corrupção, como a que foi aprovada na madrugada desta quarta e prevê a responsabilização de membros do judiciário e do Ministério Público por abuso de autoridade. 

As informações são do Valor.

"Estamos tentando alertar a sociedade sobre isso [o cerceamento do combate à corrupção], mas não temos como nos mobilizar todas as semanas na imprensa ou nas redes sociais. Não temos como chamar a atenção da população diariamente. E toda semana aparece um novo projeto [de lei]. Me parece uma briga que os deputados vão ganhar, nem que seja pelo cansaço".

"Está se criando uma lei que vai desincentivar qualquer tentativa de combater a corrupção. E é claramente essa a intenção dos deputados", diz Lima.

Na opinião do procurador, um dos investigadores responsáveis por desvelar o esquema bilionário de corrupção e desvios da Petrobras, o que os parlamentares brasileiros estão tentando aprovar é ainda mais grave do que foi feito na Itália dos anos 90, quando os Poderes Executivo e Legislativo daquele país se mobilizaram na aprovação de leis que pulverizaram a Operação Mãos Limpas e tornaram quase inócuas as atuações de promotores de Justiça e de magistrados."

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)