Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Procurador critica uso eleitoral da Java Jato


Procurador critica uso eleitoral da Java Jato  - Gente de Opinião

Realle Palazzo-Martini, do Goiás247 - O procurador da República Helio Telho Corrêa, que atua no Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República em Goiás, condenou no domingo (25) a utilização da Operação Lava Jato para fins eleitorais. Atuante no microblog Twitter, Telho disse que é “grave” uma autoridade da República ser informada de operação policial secreta, em referência ao anúncio feito pelo ministro Alexandre Moraes (Justiça), em Ribeirão Preto, de que a força-tarefa estaria nas ruas nesta semana. Nas primeiras horas desta segunda-feira, a Lava Jato efetuou a prisão do ex-ministro da Fazenda no governo Lula, Antônio Palocci.

Utilizando uma expressão própria da linguagem digital, Telho – que já comandou operações como a Trem Pagador, que revelou esquemas criminosos na construção da Ferrovia Norte Sul e levou à prisão o ex-presidente da Valec, Juquinha das Neves – criticou com veemência a intromissão de Moraes na Lava Jato: “Ministro da Justiça ser informado, previamente, de uma operação policial sigilosa é grave. Anunciá-la em palanque eleitoral #ÉPRAKABA”, tuitou.

No domingo, Alexandre Morais acompanhava o candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto Duarte Nogueira (PSDB) quando disparou: "Teve a semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim", disse, antecipando a prisão de Palocci, que tem base política e já foi prefeito de Ribeirão Preto.

Por meio de sua assessoria, Moraes tentou se explicar. Disse que usou uma “força de expressão” e que "toda semana praticamente está acontecendo alguma coisa". O vão lembrar de mim, alega, é porque o governo está apoiando a operação.

A desastrosa declaração do ministro gerou reações fortes também no PT.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) utilizaram as redes sociais neste domingo (25) para denunciar uma suposta utilização eleitoral da Poícia Federal e da Lava Jato.

“Ministro da Justiça sabe agora com antecedência as operações da PF na Lava Jato? Pode isso? Cadê a autonomia da PF? Só funcionou com Dilma e Lula”, disse Gleisi no Twitter.

Já o deputado Pimenta bateu duro: “Descarada ameaça do Ministro da Justiça revela seletividade criminosa da lava jato. Golpistas usam PF para #BocaDeUrna contra o PT.”

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)