Porto Velho (RO) quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Prevenção de drogas: Vinte mil professores iniciam treinamento


Brasília - Mais de 12% dos jovens brasileiros já usaram algum tipo de droga, e a maioria teve o primeiro contato entre os 10 e os 12 anos de idade, segundo levantamento realizado em 2004 com 50 mil alunos da rede pública de ensino. Para prevenir o consumo e orientar crianças e adolescentes dentro das salas de aula, 20 mil professores de escolas públicas do ensino fundamental e médio de todo o país  vão receber treinamento sobre a prevenção e o uso de drogas.

No curso, que começa amanhã (15) e é promovido pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), os professores vão aprender a a abordar o tema de forma diferente em sala de aula, identificar as drogas mais usadas, orientar pais e estudantes e a auxiliar programa de prevenção de drogas na escola. A Universidade de Brasília (UnB) é parceira na iniciativa.

Segundo a diretora de Políticas Públicas de Prevenção e Tratamento da Senad, Paulina Arruda, a escola e o educador devem estar preparados para lidar com questões sobre o uso de drogas dentro da sala de aula. Ela disse que a escola tem que passar a ver o uso de drogas como uma questão que faz parte do seu dia-a-dia.

"O educador tem que estar preparado para lidar com as questões, e não mais apenas dizer: 'Não use drogas, droga mata', ou coisa assim, mas discutir com o aluno as implicações desse uso, a ação da droga no organismo e as dificuldades que o uso pode trazer", afirmou.

A coordenadora-técnica do curso, Carla Dalbosco, informou que o objetivo é tornar o conhecimento dos professores mais próximo da realidade dos alunos. "A idéia é poder pensar esse uso de drogas ou como lidar com a questão das drogas levando em conta a realidade daquela comunidade e a realidade que eles enfrentam no ambiente escolar".

O curso terá duração de quatro meses e é destinado a professores de quase 2.300 escolas públicas. As aulas serão a distância, e os professores farão o acompanhamento pela internet, por teleconferência, ou pela TV Escola. A iniciativa terá ainda apoio de 100 tutores, entre eles, psicólogos, educadores, médicos e estudantes da área de saúde. Cada tutor será responsáveis por cerca de 20 escolas de uma região.

O material de apoio oferecido pelo MEC e pela Senad consta de um livro, um DVD e um caderno de orientação das atividades.     


Fonte: Agência Brasil

Mais Sobre Política - Nacional

Jair Bolsanaro assina decreto e  pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

Jair Bolsanaro assina decreto e pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

A partir do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro hoje (15), no Palácio do Planalto, cidadãos brasileiros com mais de 25 anos poderão compra

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

São casos exemplares que demonstram comportamentos opostos dos governos

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

O governo federal vai fazer uma auditoria em 2 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm indícios de irregul

Jair Bolsonaro confirma revogação da adesão ao Pacto Global para Migração

Jair Bolsonaro confirma revogação da adesão ao Pacto Global para Migração

O presidente Jair Bolsonaro confirmou a revogação da adesão do Brasil ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular. Na sua conta no Twitte