Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Prestes a ser vice, Dias já foi expulso do PSDB e apoiou Lula



Adriano Ceolin, iG Brasília

Tucano ainda enfrenta resistência do DEM; presidente da sigla, Rodrigo Maia, reivindica a vaga
Nome a ser anunciado como vice de José Serra (PSDB) na disputa pela Palácio do Planalto, o senador paranaense Alvaro Fernandes Dias, 66 anos, já foi expulso do PSDB e fez campanha para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2002. Recentemente, ele também bateu de frente com o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa para tentar disputar o governo do Paraná.

Apesar de tucanos já terem confirmado o nome de Dias como vice de Serra, o DEM ainda tenta reverter a decisão. O presidente do partido, Rodrigo Maia (RJ), ainda não havia sido comunicado oficialmente. O líder do DEM no Senado, José Agripino, disse "não tem nada disso". Dias tem uma briga com DEM (o ex-PFL). Nos anos 1990, o senador fez oposição ao então governador Jaime Lerner (então no PFL).

A expulsão de Alvaro Dias do PSDB ocorreu metade do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), quando o senador chegou a assinar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar escândalos de corrupção. Ele e o irmão, o também senador Osmar Dias, acabaram se filiando ao PDT - partido que fazia oposição a FHC.

Em 2002, Alvaro Dias disputou o governo e apoiou Lula no segundo turno contra José Serra. Favorito, ele, porém, acabou derrotado por Roberto Requião (PMDB). No inicio do governo petista chegou a ser cotado como ministro. No entanto, Requião aproximou-se do governo e ele acabou voltando para o PSDB.

De volta ao ninho tucano, consolidou-se no Senado como um congressista ativo em CPIs. Teve atuação destaca da CPI dos Correios. Foi a partir do seu gabinete que várias linhas de investigação nasceram. Em plenário, também manteve discursos duros contra o presidente Lula. Em 2006, reelegeu-se com facilidade para o Senado.

Nos últimos quatro anos, Alvaro Dias tentou pavimentar sua candidatura ao governo do Paraná, cargo que ocupou entre 1986 e 1990 quando era do PMDB. Dias, porém, enfrentou uma briga interna no PSDB contra o então prefeito de Curitiba, Beto Richa. No diretório tucano, o senador foi derrotado e vaga para disputar o governo ficou com Richa.

O senador nunca deixou de protestar contra a decisão. Costuma dizer que seu nome uniria mais partido. Argumenta que ele teria até o apoio de Requião e do PMDB. Curiosamente, sua candidatura a vice irá reforçar o palanque de Beto Richa. Isso porque Osmar Dias desistirá do governo e será candidato ao Senado na chapa tucana.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)