Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Presidentes de partidos governistas apoiam plebiscito para orientar reforma política


Os presidentes dos principais partidos da base do governo decidiram apoiar o plebiscito proposto pela presidente da República, Dilma Rousseff, sobre a reforma política. Eles estiveram reunidos durante três horas com a presidente no Palácio do Planalto nesta quinta-feira.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que também participou da reunião, afirmou que o plebiscito deverá nortear os debates no Congresso. Segundo ele, o financiamento de campanha e o debate sobre o sistema eleitoral devem ser algumas das questões da consulta à população. “O plebiscito vai nortear a reforma, vai balizar, é esse o papel que se espera do plebiscito”, disse.

A maioria dos presidentes dos partidos concordou com a ideia de plebiscito para consultar a opinião da sociedade sobre a reforma política. “O plebiscito permite que a população debata já de imediato as teses, que fixe as diretrizes necessárias para elaboração dos textos do novo sistema político brasileiro. A participação do povo não se limitará a um sim ou um não, a um conjunto de regras propostas”, disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que também esteve na reunião.

PP foi o único a discordar

O presidente do Partido Progressista, senador Ciro Nogueira (PP-PI), foi o único a discordar publicamente e pedir um referendo. Em ofício à Dilma, ele afirma que a reforma política é muito complexa para ser abordada em plebiscito.

O presidente do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse que os partidos precisam compreender a distância entre a sociedade e a representação partidária. “Como se os poderes e os partidos fossem analógicos e a sociedade digital”, disse Campos, possível candidato à Presidência da República. Segundo ele, o povo já mostrou que quer renovar a política no Brasil, e agora é preciso organizar as regras para que essa renovação fortaleça a democracia.

Proposta na próxima semana

O Planalto deve enviar a proposta de plebiscito ao Congresso na próxima semana. O governo aguarda ainda resposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre qual o tempo mínimo necessário para a realização do plebiscito.

A presidente Dilma ainda se reúne hoje com líderes da Câmara e do Senado da base do governo. Os líderes da oposição deverão ir ao Planalto nesta sexta-feira (28).

Participaram do encontro com Dilma Rousseff, os presidentes de partido Eduardo Campos (PSB), Carlos Lupi (PDT), Valdir Raupp (PMDB), Ciro Nogueira (PP), Rui Falcão (PT), Gilberto Kassab (PSD), Alfredo Nascimento (PR), Renato Rabelo (PCdoB), Benito Gama (PTB) e Marco Antonio Pereira (PRB), além dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Aloizio Mercadante (Educação) e o vice-presidente da República, Michel Temer.

Fonte: Agência Câmara
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)