Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Presidente nacional da OAB lança em Rondônia campanha pela cidadania


 

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado César Britto, lançou ontem em Ji-Paraná, Cacoal Porto Velho a campanha OAB Cidadania que visa trabalhar, principalmente no jovem, a consciência política voltada para a questão dos direitos e deveres do cidadão. A cerimônia de lançamento, na Capital, aconteceu à tarde na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon.

Cezar Britto começou sua fala abordando a qualidade do ensino e capacidade individual de cada um dos alunos de vencer as dificuldades. Para ilustrar, contou a história de um menino filho de gari que sonhava e melhorar de vida e via na escola sua única chance. “Ele acreditou no seu potencial e, mesmo estudando em escola pública, trabalhou em várias atividades até terminar os estudos. Fez vestibular em universidade pública e hoje é um grande advogado”, disse o presidente nacional da OAB, acrescentando que o ensino público de qualidade deve existir para todos, “porque é o único meio de livrar as pessoas da miséria”.

A campanha também foi lançada em Ji-Paraná, onde Cezar Britto fez sua primeira parada durante a visita a Rondônia. Com o lançamento de uma cartilha alusiva a campanha, a OAB pretende trabalhar a cidadania principalmente nas escolas públicas, onde, segundo ele, estão as pessoas que mais necessitam saber sobre o assunto.

A medida foi elogiada pelo governado Ivo Cassol que, ladeado por diversas outras autoridades, prometeu mais investimentos tanto na educação quanto no setor turístico, ao participar do lançamento da campanha na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, no bairro Cohab.

O presidente da Seccional Rondônia da OAB, Hélio Vieira, destacou as ações da Ordem em prol da soberania nacional sobre a Amazônia e do voto consciente. “Quero enfatizar principalmente a questão do voto consciente que é bom para o político, exigindo dele mais responsabilidade, e para o cidadão que, com voto honesto, tem condições de cobrar políticas públicas”. Hélio enfatizou a necessidade de mais investimentos na educação. “Apenas um por cento das 270 mil escolas públicas do País é considerado padrão de primeiro mundo. Temos que mudar isso. Moramos num Estado jovem e temos escolas com potencial. É necessário que haja diálogo com os alunos e a comunidades estudantil como um todo”, disse.

Para ampliar a campanha iniciada ontem, a Comissão de Defesa da Cidadania da OAB realizará diversas palestras em escolas públicas, do Estado e do Município.

A solenidade na escola Vicente Rondônia foi prestigiada por vários advogados, conselheiros estaduais e federais da OAB, professores liderados pela presidente do Sintero, Claudir Mata Magalhães, representante do Ministério Público, do Poder Judiciário e das comunidades.

Fonte: Ascom /  OAB-RO

 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p