Porto Velho (RO) sábado, 21 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Presidente Lula inaugurará Campus Vilhena


 
Nesta segunda-feira (29), de Brasília, Lula inaugura 55 novos campi em todo o Brasil

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, irá inaugurar, simultaneamente, 25 campi das Universidades Federais e 30 campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A solenidade será na próxima segunda-feira (29/11), às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília. O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, também será oficializado nesta data.

O Campus Vilhena possui três blocos, totalizando 5,4 mil metros quadrados construídos. No Bloco A a área é de 2,9 mil m², nos Blocos B e C são mais 2,5 mil m². Já a área do terreno doado ao IFRO chega a quase 80 mil m². Também foram licitados e aguardam liberação para início da obra o ginásio e a piscina.

Em funcionamento desde o segundo semestre deste ano, o Campus Vilhena oferece qualificação profissional aos que concluíram o Ensino Médio por meio dos Cursos Técnicos em Edificações, Eletromecânica e Informática. E ofertando a partir de 2011, as mesmas formações – só que integradas ao Ensino Médio. Ao todo o campus passará a atender a mais de 300 alunos. Quando formados, eles estarão aptos ao mundo do trabalho em áreas que possuem uma quantidade muito pequena de especialistas.

Segundo Diretora-Geral do Campus Vilhena, Maria Fabíola Moraes da Assumpção Santos, “o Campus tem grande responsabilidade em formar profissionais para impulsionar ainda mais o crescimento da cidade”.

Para o ano de 2012, a previsão é de que inicie a primeira turma do Curso Superior de Licenciatura em Matemática. Abrindo as portas da instituição para concretizar a missão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que é a de disponibilizar cursos do ensino básico à pós-graduação.

A Diretora-Geral explica que com a instalação do Campus Vilhena surgiram novas perspectivas para a cidade e região, além da possibilidade de formação especializada sem a necessidade de locomoção para outros centros urbanos. “Entre suas missões o Campus Vilhena tem por objetivo a integração escola – comunidade – empresa, como também a programas de inclusão social”, ressalta Fabíola.

De acordo com o Reitor Raimundo Vicente Jimenez, durante a cerimônia em Brasília o Ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad,também fará a apresentação do Plano Nacional de Educação 2011 – 2020. O Reitor e a Diretora-Geral estarão presentes na solenidade no Palácio do Planalto.

Confira a lista dos 30 campi de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que serão inaugurados pelo presidente Lula:

1. IFAM - Maués (AM)

2. IFAM - Parintins (AM)

3. IFBA - Irecê (BA)

4. IFBA - Jequié (BA)

5. IFBA - Seabra (BA)

6. IFBA - Camaçarí (BA)

7. IFCE - Crateús (CE)

8. IFCE - Acaraú (CE)

9. IFCE - Canindé (CE)

10. IFES - Ibatiba (ES)

11. IFES - Vila Velha (ES)

12. IFGO - Anápolis (GO)

13. IFGO - Formosa (GO)

14. IFGO - Luziânia (GO)

15. IFMA - Açailândia (MA)

16. IFMA - Alcântara (MA)

17. IFMA - Bacabal (MA)

18. IF Norte de Minas - Pirapora (MG)

19. IFMT - Rondonópolis (MT)

20. IFPA - Itaituba (PA)

21. IFPE - Afogados da Ingazeira (PE)

22. IF Sertão Pernambucano - Ouricuri (PE)

23. IFPI - Paulistana (PI)

24. Cefet RJ - Angra dos Reis (RJ)

25. IFRO - Vilhena (RO)

26. IFSC - Gaspar (SC)

27. IFSC - Canoinhas (SC)

28. IFSC - Criciúma (SC)

29. IFSC - Lages (SC)

30. IFSC - São Miguel do Oeste (SC)

Serviço

O que – Inauguração de 30 campi de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Quando – 29 de novembro de 2010

Onde – Brasília
 

Fonte: Rosália Silva

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç