Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Presidente da CNM quer RO na briga por royalties do Pré-sal


 
O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkowski quer que o governador Confúcio Moura passe a integrar a frente de governadores e prefeitos que defendem a divisão de royalties do pré-sal entre todos os estados e não apenas entre os estados produtores. “Não é justo Rondônia e outras federações serem excluídas do recebimento do dinheiro do pré-sal”, disse ele, durante reunião com o governador Confúcio Moura, na quarta-feira (30). A reunião contou ainda com a presença do presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), prefeito Laerte Gomes.

Na avaliação de Ziulkowski, o dinheiro que por direito pertenceria ao Estado de Rondônia, gira em torno de R$ 300 milhões. O assunto será discutido em Brasília, nos dias 10 a 13 de abril. “Se o Brasil se mostra um país democrático, então porque uns tem esse direito e outro não!”, questionou o presidente da Arom.

A esperança do presidente da CNM é que a proposta seja incluída na pauta de votação pelo presidente do Senado, Jose Sarney ainda neste semestre do ano.

Divisão

Em dezembro passado, a Câmara aprovou com modificação o projeto de distribuição dos royalties do pré-sal. Uma emenda de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) estabelece que os recursos destinados a estados e municípios sejam divididos pelos critérios dos fundos de participação, que privilegia os estados mais pobres. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou as modificações aprovadas pela Câmara.
Pela regra atual, estados e municípios produtores ficam com 45% dos royalties, enquanto os restantes recebem apenas 7,5. A falta de definição sobre a forma de distribuição dos royalties levou o Ministério de Minas e Energia a adiar a publicação de decreto que estabelece o funcionamento da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A., empresa que vai administrar a exploração do pré-sal. A criação da empresa foi aprovada pelo Congresso e sancionada por Lula em agosto passado.

Municipalidade

O dirigente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) lembrou que já conhecia Confúcio das lutas municipalistas no Congresso e que, a visita também serviu para desejar que o novo governador de Rondônia faça uma boa gestão.

Na oportunidade, Ziulkowski sugeriu a Confúcio que implemente um Plano Municipal de Saneamento. Ele explicou que a CNM já dispõe das ferramentas necessárias e que a medida deve ajudar no cumprimento das regulamentações do saneamento.

Para o presidente da Arom, que também promoveu encontro entre o presidente da CNM e o presidente do Tribunal de Contas, o programa “Diálogo Municipalista”, é de extrema importância para os municípios. Isso porque, conforme destacou, os prefeitos tiveram a oportunidade de trocar experiências, pegar orientações e obter respostas sobre as dificuldades que permeiam a administração pública municipal.


Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)