Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Presidenta Dilma manterá pacote de obras para Rondônia


 
O governo federal manterá um pacote de obras para o estado de Rondônia. A afirmação foi feita pela presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira (5/7), em entrevista para as emissoras de rádio Caiari AM e Parecis FM, na Base Aérea de Porto Velho (RO). Tratou-se da primeira entrevista coletiva para emissoras de rádio. Na entrevista, a presidenta Dilma destacou a importância de Rondônia como sendo “uma fronteira agrícola com maior potencial de desenvolvimento do Brasil”. Na conversa com os apresentadores das duas emissoras, ela destacou os investimentos de R$ 554 milhões para obras de saneamento e tratamento de água e esgotos na capital rondoniense.

A presidenta explicou que do montante a ser investido, R$ 415 milhões são recursos a fundo perdido. Deste modo, o custo das obras não trarão problemas para os cofres do governo estadual. No entanto, explicou que é preciso modificar o modelo, ou seja, transformá-lo em projeto executivo de modo a permitir a continuidade das obras. Dilma Rousseff frisou que o assunto vem sendo tratado com o governo estadual.


Para mim é uma questão de honra que tome todas as medidas para que as obras saiam.

A presidenta iniciou a entrevista destacando a importância da visita ao estado. Ela começou a conversa explicando sobre a cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta a transferência de servidores do estado de Rondônia para a União. Segundo disse, a partir do decreto os integrantes da comissão com a participação de técnicos dos governos federal e estadual irão definir o universo de servidores públicos a ser beneficiado. É que, com a transformação de Rondônia de território em estado, criou-se uma lacuna no funcionalismo, que será ajustada com a medida.   


Na verdade vamos ter de cumprir à risca as determinação da Advocacia-Geral da União (AGU). Todos os funcionários civis e militares que participaram deste processo de construção do estado de Rondônia serão incorporados à União.


Dilma Rousseff informou que somente a partir da conclusão dos levantamentos será possível conhecer a dimensão desta transferência. Um exemplo, segundo ela, é a quantidade de servidores beneficiados. Fala-se entre 10 mil e 20 mil servidores. “Ninguém sabe quem são as pessoas. Na verdade vamos ter que fazer o levantamento”, contou.

Na entrevista, a presidenta anunciou também a construção de ramais ferroviários entre Uruaçu, Lucas do Rio Verde e Vilhena. Segundo a presidenta, os trechos vão ser ligados à ferrovia Norte-Sul que, por sua vez, ajudará no escoamento da produção de grãos até o Porto de Santos, no estado de São Paulo. Para Dilma Rousseff, as obras da malha ferroviária são importantes para permitir a expansão econômica e o desenvolvimento de Rondônia.

No entanto, a presidenta Dilma explicou que, por questões de suprimento de gás e até mesmo de demanda, o governo ainda não pensa nas obras do gasoduto ligando Coari (AM) a Porto Velho (RO). Além disso, não estão nos planos uma usina hidrelétrica na fronteira com a Bolívia. Até o momento, Rondônia terá as hidrelétricas Jirau e Santo Antonio.

Mas a presidenta fez questão de assegurar que o governo trabalha para atendimento as populações carentes por meio do plano Brasil sem Miséria. Segundo ela, a maioria dos cidadãos está concentrada entre os estados das regiões Norte e Nordeste do país e, por este motivo, merecerá atenção especial do governo brasileiro.

Da Base Aérea de Porto Velho (RO) a presidenta Dilma seguiu para o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antonio.


Fonte: Blog do Planalto
 

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)