Segunda-feira, 21 de março de 2011 - 20h18
Brasília - O Sebrae, junto com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), realiza nesta terça-feira (22), em Brasília, a cerimônia de entrega do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Estão na disputa 130 empresas vencedoras de etapas estaduais. Esse ano, a premiação bateu recorde de inscrições, com mais de 99 mil candidatas em todo o país.
O evento será realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, a partir das 19h30, com transmissão pela internet, no endereço www.mbc.org.br/mpe.
“O grande número de inscritos demonstra a representatividade do prêmio e a busca constante das micro e pequenas empresas por inovação e desenvolvimento. Quanto mais preparadas, melhores as condições para competirem no mercado”, afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
O MPE Brasil é composto por oito categorias (Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, TI, Saúde, Educação, Agronegócio) e um destaque em Responsabilidade Social. A iniciativa funciona como incentivo para as empresas brasileiras de pequeno porte, reconhecendo sua importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e competitividade.
As empresas são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do questionário de auto-avaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Foi desenvolvida uma metodologia de avaliação das empresas padronizada nacionalmente para o prêmio, utilizando critérios internacionalmente reconhecidos. Ao final do processo de avaliação, os gestores recebem um retorno com análises mercadológicas e possíveis oportunidades de negócios.
Para os organizadores, a crescente participação das micro e pequenas no MPE Brasil revela que os empresários estão cada vez mais conscientes da importância de buscar a excelência da gestão de seus negócios. “As empresas têm a oportunidade de melhorar o desempenho, aumentar sua competitividade e visibilidade no mercado brasileiro, além de utilizar sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência”, ressalta o diretor-executivo da FNQ, Ricardo Corrêa.
Erik Camarano, diretor-presidente do MBC, acredita que a iniciativa abre portas para a construção de uma cultura de inovação e empreendedorismo no Brasil: “Os gestores contribuem não apenas para suas empresas, mas para a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento sustentável do país”.
Fonte^: Agência Sebrae
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç