Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Prêmio MPE Brasil será entregue nesta terça-feira (22)



Brasília - O Sebrae, junto com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), realiza nesta terça-feira (22), em Brasília, a cerimônia de entrega do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Estão na disputa 130 empresas vencedoras de etapas estaduais. Esse ano, a premiação bateu recorde de inscrições, com mais de 99 mil candidatas em todo o país.

O evento será realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, a partir das 19h30, com transmissão pela internet, no endereço www.mbc.org.br/mpe.

“O grande número de inscritos demonstra a representatividade do prêmio e a busca constante das micro e pequenas empresas por inovação e desenvolvimento. Quanto mais preparadas, melhores as condições para competirem no mercado”, afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

O MPE Brasil é composto por oito categorias (Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, TI, Saúde, Educação, Agronegócio) e um destaque em Responsabilidade Social. A iniciativa funciona como incentivo para as empresas brasileiras de pequeno porte, reconhecendo sua importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e competitividade.

As empresas são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do questionário de auto-avaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Foi desenvolvida uma metodologia de avaliação das empresas padronizada nacionalmente para o prêmio, utilizando critérios internacionalmente reconhecidos. Ao final do processo de avaliação, os gestores recebem um retorno com análises mercadológicas e possíveis oportunidades de negócios.

Para os organizadores, a crescente participação das micro e pequenas no MPE Brasil revela que os empresários estão cada vez mais conscientes da importância de buscar a excelência da gestão de seus negócios. “As empresas têm a oportunidade de melhorar o desempenho, aumentar sua competitividade e visibilidade no mercado brasileiro, além de utilizar sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência”, ressalta o diretor-executivo da FNQ, Ricardo Corrêa.

Erik Camarano, diretor-presidente do MBC, acredita que a iniciativa abre portas para a construção de uma cultura de inovação e empreendedorismo no Brasil: “Os gestores contribuem não apenas para suas empresas, mas para a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento sustentável do país”.

Fonte^: Agência Sebrae
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)