Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Prefeitura encerra Semana de Responsabilidade Social


 
A prefeitura de Porto Velho encerrou na tarde desta sexta feira (10) a 1ª Semana de Responsabilidade Social. Na ocasião, foi lançada a Campanha Nacional Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A solenidade aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), com a presença da representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

De acordo com a secretária municipal de assistência social, Benedita Nascimento, a programação foi desenvolvida dentro de dois eixos básicos de discussões – desenvolvimento, direitos humanos e justiça social; direitos humanos e os objetivos de desenvolvimento social do milênio (ODM). O objetivo foi conhecer experiências que estão dando certo, mostrar as ações da prefeitura e buscar novas políticas públicas a serem aplicadas. Benedita disse que todas as experiências apresentadas foram de grande importância, mas destacou duas em particular. A primeira, da Associação Lua Nova, de São Paulo, que trabalha com mães adolescentes. A segunda, apresentada por Germana Vieira, da Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de Fortaleza, (CE). Ela abordou a pesquisa intitulada “Os sete sentimentos capitais”.

A secretária também falou dos avanços nas questões sociais na administração de Roberto Sobrinho. Citou como exemplo a atenção às famílias que moram em áreas de risco e em situação de vulnerabilidade social.

Campanha

A 1ª Semana de Responsabilidade Social terminou com o lançamento da Campanha Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, feita pela assessora técnica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernanda Régis. Ela disse que essa campanha iniciou com as grandes empreiteiras que executam obras para a União, mas depois foi estendida a todo setor empresarial. “É uma oportunidade que as empresas têm de demonstrar a sua responsabilidade social com as crianças e adolescentes, engajando-se na campanha contra a exploração sexual”, enfatizou. Tanto a nível nacional como local, a campanha tem como objetivo apresentar e efetivar ações para coibir os abusos contra menores, além de incentivar as denúncias.

Fernanda Régis também falou sobre o disk 100, para onde deve ser feita as ligações, denunciando casos de exploração sexual. Ela apresentou dados estatísticos desde 2003, quando o serviço foi lançado e informou que as ações através do telefone foram ampliadas. “O disk 100 agora é uma referência para denúncias de vários outros crimes, não somente para tratar de abusos contra menores”, declarou.
Ao fazer a ligação para o disk 100, o denunciante será atendido por uma equipe preparada. Dependendo do caso, um profissional especializado, como psicólogo, poderá atender o telefonema.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)