Sábado, 7 de fevereiro de 2015 - 11h05
A posse do novo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Mangabeira Unger, na quinta-feira (5), no Palácio do Planalto, ocupou um espaço significativo na imprensa nacional, em especial no Estado de Rondônia. Unger que já foi ministro do Governo Lula entre 2007 e 2011 também elaborou um plano de desenvolvimento para o Estado de Rondônia no governo Confúcio Moura.
A presidente Dilma Rousseff ressaltou que o trabalho de Mangabeira frente à SAE será importante para o governo, pois com a sua capacidade intelectual permitirá identificar as melhores alternativas ao governo para enfrentar os desafios futuros de curto e longo prazo. “Na verdade, o que eu desejo ao professor Mangabeira Unger é muito trabalho, tenho certeza que isso não lhe faltará”, enfatizou a presidente.
Pelas redes sociais, o governador Confúcio Moura parabenizou o ministro pelo novo cargo e disse ter ficado muito satisfeito com a sua nomeação, e foi além. “Não escondo de ninguém. Mangabeira é o meu guru. O homem é um profeta. Faz diagnóstico só em olhar”. Unger assume o lugar do também intelectual e pesquisador Marcelo Neri que vinha comandando a SAE desde março de 2013.
O vice-governador, Daniel Pereira, que esteve presente na solenidade de posse destacou a importância de Unger para Rondônia. “O professor Mangabeira tem um olhar diferente para a Amazônia, ele consegue identificar que o Brasil tem que ser tratado de acordo com as suas características regionais. Pelo fato de ele ter feito o assessoramento ao Governo do Estado de Rondônia, será muito importante para nós”, Pontuou Daniel.
Senadores Raupp e Gurgacz, deputada federal Marinha Raupp, ministro Unger e o vice-governador Daniel Pereira.
O senador Acir Gugacz falou de dois pontos positivos de Mangabeira, primeiro sua capacidade intelectual e depois da sua ligação com o Estado de Rondônia. “A ida dele para Secretaria de Assuntos Estratégicos aproxima Rondônia do governo federal e nos dá a certeza de futuros investimentos para Rondônia” .
A deputada federal Marinha Raupp disse que o ministro Mangabeira já é um Amazônida. Quando ministro no governo Lula ele dialogou muito com toda a Bancada da Amazônia. “Nesse período tivemos uma boa interação. Discutimos o PAS – Plano da Amazônia Sustentável, o desenvolvimento pleno do fortalecimento da Educação, da recuperação de áreas degradadas para consolidar o desenvolvimento da Amazônia no Estado de Rondônia, e sua participou na equipe do governador Confúcio Moura foi extremamente importante para o Estado.
A superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel, afirmou que a atribuição de Mangabeira Unger no Governo Federal será de formular políticas públicas voltadas ao desenvolvimento nacional, e que, seu estudos e pesquisas já desenvolvidos na região amazônica possibilitará avanço econômicos em Rondônia com a preservação e a inclusão social.
O Senador Valdir Raupp, o ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o secretário das Relações Institucionais da Presidência da República, Pepe Vargas, além de diversas autoridades políticas nacionais também participaram da solenidade de Posse de Unger.
Fonte
Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Zózimo Macedo
Decom - Governo de Rondônia
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do