Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Política não é balcão de negócios, diz Jarbas Vasconcelos



Protagonista de declarações que levaram o maior partido do país, o PMDB, a um racha político público, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) subiu hoje (3) à tribuna do Senado para reafirmar as críticas feitas à legenda em entrevista publicada pela revista Veja no último dia 14 de fevereiro, e avisar ao líder peemedebista no Senado, seu desafeto político, Renan Calheiros (PMDB-AL) que, após ser expulso da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), não aceitará indicação para qualquer outro colegiado na Casa.

Jarbas Vasconcelos foi categórico ao afirmar que, suas diferenças com Renan Calheiros foram determinantes para seu afastamento da CCJ.

O senador relembrou proposições relatadas por ele na comissão, durante o último biênio, e destacou, entre elas, o projeto de resolução que previa o afastamento preventivo dos membros da Mesa Diretora em caso de envolvimento em denúncias que pudessem resultar em perda de mandato, em 2006. "Ao defender esse instituto angariei a insatisfação, para dizer o mínimo, do então presidente da Casa, Renan Calheiros"

"Nem mesmo na ditadura tive meus direitos políticos cerceados, apesar de combatê-la diuturnamente", disse o senador em seu discurso. Sem citar nomes, Vasconcelos criticou a política nacional, dizendo que ela se transformou em um "balcão de negócios".

Pouco antes, o senador pernambucano citou as denúncias que envolvem a Fundação Real Grandeza, fundo de pensão dos funcionários de Furnas e da Eletronuclear. Na Câmara, assinaturas são colhidas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a gestão dos fundos de pensão de empresas estatais.

Vasconcelos fechou seu discurso propondo a criação de uma agência anticorrupção, com participação do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União  e representantes da sociedade civil. O senador defendeu ainda a retomada do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Tensão

O discurso de Jarbas Vasconcelos foi ouvido por um plenário atento e tenso. O painel marcava que 73 senadores acompanhavam o pronunciamento, entre eles Renan Calheiros e o ex-líder da legenda, Waldir Raupp. O presidente do Senado, que também foi alvo de críticas por parte de Vasconcelos, José Sarney, se retirou minutos antes do início do pronunciamento.

Após o pronunciamento de Vasconcelos, diversos senadores falaram em apoio a ele. Parlamentares do PSDB, PT, DEM discursaram em favor do pernambucano. Do PMDB, apenas o senador Pedro Simon discursou. "A nação escuta com grande emoção o seu pronunciamento. Nós individualmente podemos somar. Seria muito importante uma manifestação da sociedade", opinou Simon. (Daniela Lima)

O senador gaúcho terminou seu aparte com um apelo: "Líder (Renan Calheiros), vamos olhar para frente.Se for o caso, eu abro mão de minha vaga. Mas vamos voltar o Jarbas para a CCJ". Nesse momento, os senadores fazem apartes sobre o discurso de Jarbas Vasconcelos.

Fonte: Congresso em Foco/Daniela Lima

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)