Sexta-feira, 29 de abril de 2016 - 09h24

247 – A eventual escolha do senador José Serra (PSDB-MG) para o Itamaraty, caso Michel Temer de fato assuma a presidência da República, representará uma guinada na política exterior brasileira, atingindo sobretudo o Mercosul.
Isso porque Serra já se manifestou por diversas ocasiões contra o modelo atual do bloco aduaneiro que reúne Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. "No mundo, nos últimos dez ou 12 anos, houve 500 acordos bilaterais. Mas o Brasil fez três: com Israel, Egito e Palestina, e esses dois nem foram ainda postos em prática", disse ele, durante a campanha presidencial do ano passado.
Ele também critica o modelo atual do bloco. "O que se passa é que quiseram fazer uma união aduaneira e tampouco fizeram bem uma zona de livre comércio", afirmou Serra, que também se posicionou de forma contrária ao ingresso da Venezuela no Mercosul.
Serra defende que o Brasil busque acordos de livre comércio com mercados mais desenvolvidos, como Estados Unidos e União Europeia – o que significa uma reversão da política Sul-Sul implantada pelo ex-presidente Lula e pelo chanceler Celso Amorim. Um dos feitos dos quais Lula mais se orgulha foi ter dado fim às discussões sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que, segundo ele, era um projeto de "anexação".
Com Temer e Serra, o foco maior da política externa, ao que tudo indica, será a aproximação com os Estados Unidos.
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)