Porto Velho (RO) quinta-feira, 15 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PMDB e PP têm maior número de eleitores filiados no Brasil


Levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira revela que há 11,560 milhões de eleitores filiados a partidos políticos no Brasil e no exterior. O número corresponde a 9,18% do total de eleitores habilitados a votar neste ano: 125,91 milhões. O levantamento cruzou dados dos 29 partidos políticos registrados no TSE com filiados dos 26 estados, Distrito Federal e eleitores residentes fora do país.

Em 2002, quando 115,25 milhões de eleitores estavam aptos a votar nas eleições gerais, o número de eleitores filiados era de 11,131 milhões (9,65%). A matemática indica que 429 mil brasileiros filiaram-se a partidos políticos nos últimos quatro anos.

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) detém o maior número: são 2,02 milhões (17,5% do contingente). Em segundo lugar, aparece o Partido Progressista (PP), com 1,26 milhão de eleitores, seguido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que apresentou 1,09 milhão de filiados.

O Partido dos Trabalhadores (PT) surge em quarto lugar, com 1,04 milhão e, em quinto, vem o Partido da Frente Liberal (PFL), que registrou 1,02 milhão de eleitores.

Em contrapartida, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) é o de menor quantidade de filiados, com apenas 3,295 mil eleitores, ou seja, 0,02% do total. Na penúltima colocação, está o Partido da Causa Operária (PCO), com 3,414 mil eleitores. Na terceira posição, entre os partidos que têm menos filiados, vem o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com 5,556 filiados. Logo em seguida, aparece o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), que tem 13,621 mil eleitores, seguido de perto pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), com 13,917 mil filiados.

Fonte: TSE

Mais Sobre Política - Nacional

Jair Bolsonaro diz que programa Mais Médicos não será suspenso

Jair Bolsonaro diz que programa Mais Médicos não será suspenso

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse ontem (14) que manterá o programa Mais Médicos e vai substituir os cerca de 8.500 profissionais cubanos p

JUÍZA SUBSTITUTA DE MORO NEGA PEDIDO DE LULA PARA SER INTERROGADO DE NOVO

JUÍZA SUBSTITUTA DE MORO NEGA PEDIDO DE LULA PARA SER INTERROGADO DE NOVO

A juíza federal substituta Gabriela Hardt negou, nesta terça-feira (13), o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele

Bolsonaro anuncia o general Fernando Azevedo e Silva para a Defesa

Bolsonaro anuncia o general Fernando Azevedo e Silva para a Defesa

A pasta seria ocupada inicialmente pelo general Augusto Heleno