Sexta-feira, 17 de julho de 2015 - 16h14
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
Após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciar seu rompimento político com o governo da presidenta Dilma Rousseff e pedir que seu partido faça o mesmo, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse hoje (17) que o PMDB é importante e fundamental aliado.
Guimarães disse respeitar a decisão de Cunha, mas fez um apelo pela “impessoalidade” na condução da Câmara. Cunha acusa o governo de, em articulação com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, trabalhar para envolvê-lo nas investigações da Operação Lava Jato, com o intuito de fragilizá-lo.
“O governo federal não tem e nem pode ter interferência alguma [nas investigações da Lava Jato], uma vez que as instituições funcionam dentro da legalidade. Não é o governo que fará juízo do que é certo ou errado nas investigações”, afirmou. “Repeito a decisão do presidente Eduardo Cunha, mas sabemos que o PMDB tem entre seus valores a defesa dos princípios do Estado de Direito, pautados pela impessoalidade e imparcialidade”, sustentou.
O peemedebista anunciou o rompimento com o governo e disse que, como político, vai tentar, no congresso do partido, em setembro, convencer a legenda a seguir o mesmo caminho. Cunha disse que, apesar da decisão, vai manter a condução da Câmara dos Deputados "com independência".
A decisão foi motivada pela acusação feita pelo consultor Júlio Camargo, um dos delatores da Lava Jato, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, de que Cunha cobrou pessoalmente por uma dívida de US$ 5 milhões em propinas na contratação de um navio-sonda da Samsung-Mitsui pela Petrobras.
Em nota divulgada hoje, o PMDB disse que a manifestação de Cunha expressa uma posição pessoal, e toda e qualquer decisão partidária só pode ser tomada após consulta às instâncias diretórias do partido, que são a comissão executiva nacional, o conselho político e o diretório nacional.
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do