Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Pimenta denuncia: Temer manobra para salvar Cunha


Pimenta denuncia: Temer manobra para salvar Cunha - Gente de Opinião

Rio Grande do Sul 247 – O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) denunciou nesta quarta-feira 27 articulações que vem sendo feitas pessoalmente, segundo ele, pelo presidente interino, Michel Temer, para que a votação da cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) só ocorra depois da decisão do Senado sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Além disso, Pimenta diz que Temer vem trabalhando para que a sessão que deve tirar o mandato de Cunha seja realizada "da maneira mais discreta possível", na madrugada, com plenário vazio e sem grande cobertura da mídia. "As informações que circularam na Câmara no dia de hoje e que foram confirmadas por interlocutores do Planalto, de que Temer está agindo e pressionando deputados para adiar a votação, são muito graves e acenderam a luz amarela", afirmou Pimenta.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a sessão para votar o mandato de Cunha deve ser realizada na segunda semana de agosto, o que seria antes da votação do impeachment. Para o petista, o temor de Temer é que, uma vez cassado, Cunha revele os acordos e as chantagens políticas firmadas para garantir o golpe, piorando a imagem do governo interino.

"Se for cassado, Cunha já avisou que não vai pagar a conta do golpe sozinho e que vai entregar tudo o que sabe, fazendo desmoronar, ainda mais, o governo interino", diz Pimenta. "Já por outro lado, se o plano de Temer para adiar a votação der certo, ficará mais nítido que o golpe foi para garantir impunidade a Cunha e políticos investigados e réus no STF", acrescenta.

A fim de evitar o adiamento da votação contra Cunha e impedir que a sessão ocorra durante a madrugada, Pimenta protocolou na Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara nesta quarta mais um pedido para que a votação ocorra num domingo, nos mesmos moldes da votação do impeachment.

"Queremos toda cobertura da mídia e também que um púlpito seja colocado no plenário para que os deputados e deputadas sejam chamados um a um para votar em alto e bom som no microfone, e a população possa saber quem defende Cunha. Nada de sessão na calada da noite, como quer Michel Temer", cobrou o parlamentar.

Pimenta defende que a sessão seja marcada para o dia 14 de agosto, o segundo domingo do mês. "Na próxima segunda-feira (1º), logo na reabertura dos trabalhos legislativos, vamos exigir que a Mesa esclareça o rito a ser adotado para cassação de Eduardo Cunha", acrescentou Pimenta.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)