Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PGR diz que candidatos ficha-suja não eleitos podem perder recursos no STF


 
Débora Zampier
Agência Brasil

Brasília - O procurador-geral da República (PGR), Roberto Gurgel, disse hoje (6) que é possível que os três recursos que atualmente contestam a Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal (STF) sejam descartados sem análise do mérito. Isso porque os três candidatos em questão não obtiveram o mínimo de votos para serem eleitos, o que invalidaria a tentativa de liberar o registro de candidatura no STF.

“O que se pleiteia com o recurso no Supremo é o deferimento do registro, mas se não foram eleitos, pode ser que o recurso perca o objeto”, disse Gurgel. Segundo o procurador, o assunto é controverso é tem diferentes linhas de pensamento entre os ministros. “Diante da repercussão geral [que foi admitida no caso de Joaquim Roriz], o processo subjetivo pode sofrer uma objetivação, e alguns ministros defendem isso”, disse.

Caso os ministros entendam que houve perda de objeto, o único recurso que poderia levar a discussão sobre a Ficha Limpa de volta ao STF, até agora, é o de Jader Barbalho (PMDB-PA), segundo mais votado para representar o Pará no Senado. O recurso já foi despachado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ainda não chegou ao Supremo.

O advogado Alberto Pavie, que atua em um dos casos sobre Lei da Ficha Limpa que está no STF - o do candidato a deputado estadual Francisco das Chagas (PSB-CE), que obteve 322 votos - não haverá desistência. Segundo Pavie, mesmo que o candidato não tenha sido eleito, a quantidade de votos que ele recebeu pode alterar as contas nas eleições proporcionais. “Outro fato é que as eleições podem ser questionadas até 15 dias após a diplomação, e quem está eleito hoje, pode não estar eleito amanhã. Isso deixa em aberto se há ou não perda de objeto”, afirmou.

Já o advogado da coligação de Maria de Lourdes Abadia (PSDB-DF), candidata ao Senado pelo Distrito Federal que ficou em quarto na votação, disse que a campanha caminha para a desistência do recurso no STF. "Por um falta de posicionamento sobre a Lei da Ficha Limpa, a candidata que estava em segundo lugar foi prejudicada. Ainda vamos tomar uma decisão conjunta, mas seguimos nesse caminho [da desistência]", disse o advogado Eládio Carneiro.

Perguntado sobre a possibilidade de o STF aguardar a chegada de um novo ministro para decidir o impasse sobre a Lei da Ficha Limpa, o procurador Roberto Gurgel afirmou que não há possibilidade da questão se arrastar após a data para diplomação dos eleitos, no dia 17 de dezembro.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)