Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PF teme eclosão de conflito em reserva da Amazônia


Alerta distribuído a superintendências diz ser tenso o clima na Reserva Raposa Serra do Sol.

CHICO ARAÚJO
chicoaraujo@agenciaamazonia.com.br

BOA VISTA, RR — Pode eclodir a qualquer momento um conflito entre índios e arrozeiros na Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Alerta nesse sentido foi distribuído na sexta-feira, 18, pela direção da Polícia Federal (PF) a todos as superintendências regionais.

Há 20 dias, a PF foi enviada para área a fim de retirar os produtores da área. “As superintendências estão de sobreaviso”, disse o delegado Fernando Segóvia, que coordena a Operação Upatakon III, suspensa por liminar do ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais de 1 mil índios promoveram hoje, 19, manifestações em Surumu e na sede do município de Uiramutã, na fronteira com a Guiana Inglesa. Ali está instalado o 6º Batalhão Especial de Fronteira do Exército.

Os índios ameaçam tirar à força os produtores de arroz de dentro da reserva, uma área de 5 milhões de hectares. Mais de 18 mil índios vivem na área, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai). Caso as ameaças se confirmem, a PF admite que possa haver violência generalizada. PF e a Força Nacional de Segurança mantêm 350 homens na região. Segóvia diz que o efetivo ser insuficiente para controlar o contingente de guerreiros ligados ao CIR. Eles somam cerca de 90% dos indígenas da reserva.

A situação ficou tensa após o líder dos arrozeiros, o prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, e o deputado Márcio Junqueira (DEM-RR) irem à sede da PF em Boa Vista pedir segurança. Eles denunciaram um suposto plano dos índios ligados ao Conselho Indígena de Roraima (CIR) de fazer à força a retirada dos fazendeiros e da população não-índia da reserva dentro de 48 horas. O CIR é uma das entidades que defende a homologação da reserva em área contínua.

Em entrevista à Rádio Nacional, o presidente da Funai, Márcio Meira, classificou hoje de ‘criminosa’ a ação dos arrozeiros, liderados por Paulo César Quartiero, como a explosão de pontes e bombas caseiras para impedir a retirada dos produtores. A reserva em área contínua foi homologada em 2005.

Na quarta-feira, 16, o comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, afirmou em palestra no Clube Militar, no Rio, que as reservas contínuas põem em risco a soberania na Amazônia. “Nós estamos cada vez mais aumentando a extensão das terras indígenas na faixa de fronteira e caminhando numa direção que me preocupa. Pode não ser uma ameaça iminente, mas ela merece ser discutida e aprofundada”, disse Augusto Heleno.

Para o general, as reservas contínuas “poderão representar um risco para a soberania nacional”. As declarações de Heleno irritaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu explicações do general. 

Fonte: Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)