Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Pesquisas da Embrapa sobre mandioca podem beneficiar povos africanos



Cientistas apostam no alimento para combater a anemia

Consultores da Fundação Bill e Melinda Gates, dos Estados Unidos, visitam nesta semana unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o objetivo de implantar na África experiências e tecnologias nacionais que levem ao desenvolvimento da mandioca.

A informação foi dada pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos Marília Nutti que coordena estudo para elevar o teor vitamínico de alimentos, como a mandioca, com ferro, zinco e betacaroneto, que é um precursor da vitamina A.

Nutti  explicou que os consultores estrangeiros estão visitando a Colômbia e o Brasil, onde são realizadas pesquisas com mandioca, “para levar essas informações à África,  que tem grande consumo de mandioca e populações muito carentes”. A fundação pretende criar um fundo no continente africano para elevar a produtividade da mandioca e seu valor nutricional, de modo a melhorar a saúde da população.

– Eles têm interesse no projeto e em melhorar a saúde das pessoas – diz Marília.

O aumento do teor de zinco e ferro na mandioca contribui para combater a anemia, que é considerada a maior deficiência nutricional no mundo.  Além disso, a vitamina A melhora a visão e o sistema imunológico das pessoas.

A pesquisadora  destacou, porém, que os representantes da Fundação Bill e Melinda Gates querem conhecer também outras  instituições que realizam experiências abrangendo aspectos diversos da mandioca, relacionados ao teor de amido e à mecanização, por exemplo.

As visitas começarão no dia 1º de setembro pela empresa Halotek-Fadel, em Palmital (SP). A Halotek-Fadel é especializada no cultivo mecanizado e no processamento de amido da mandioca. No dia 2, a delegação se reunirá, em Brasília,  com a diretoria da Embrapa e pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.  Nos dias 3 e 4, no município de Cruz das Almas (BA), os consultores estrangeiros conhecerão estratégias de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura.

De acordo com informações da Embrapa Agroindústria de Alimentos, baseadas em dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a mandioca é o quarto cultivo mais importante nos países em desenvolvimento, apresentando produção de cerca de 226 milhões de toneladas em 2006.

O alimento é considerado básico para 1 bilhão de pessoas em 105 países. Seu rendimento médio, entretanto, seria de apenas 20% do ideal, devido às condições de plantio. Segundo a assessoria de imprensa da Embrapa,  as pesquisas e tecnologias que vêm sendo feitas podem contribuir para aumentar o nível de produtividade e o valor nutricional dessa raiz, reduzindo, por outro lado, as perdas na lavoura.

Fonte: Canal Rural/AGÊNCIA BRASIL

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç