Sábado, 16 de março de 2013 - 15h02
O presidente estadual do PDT de Rondônia, senador Acir Gurgacz, comemorou a nomeação do secretário geral do partido, Manoel Dias, para o cargo de Ministro do Trabalho. Para o senador Acir, líder do PDT no Senado, o PDT amplia sua representação no governo, uma vez que o novo ministro foi o nome que mais agregou apoio na executiva nacional do partido e nas bancadas da Câmara e do Senado.
“O Manoel Dias é um pedetista histórico, que ajudou muito na formação de nossa base política e de nossas bandeiras, e com certeza dará uma grande contribuição ao governo da presidenta Dilma e ao Brasil”, salientou Acir, que participou efetivamente das articulações da bancada pedetista no Congresso com Palácio do Planalto para a troca dos ministros
Para o deputado federal Marcos Rogério, vice-líder do PDT na Câmara, que representou a bancada do partido na cerimônia, o novo ministro será mais próximo da bancada federal e um parceiro de Rondônia. “O PDT de Rondônia ganha muito com a indicação do Manoel, pois tanto eu como o senador Acir Gurgacz, trabalhomos para a sua indicação e temos confiança de que ele fará uma grande gestão para o bem do Brasil e de Rondônia”, frisou Marcos Rogério.
Manoel Dias chega ao Ministério do Trabalho com o desafio de reorganizar a pasta, ampliar a formação profissional de jovens e adultos, garantir mais oferta de trabalho em todo o Brasil, além de reaproximar o ministério da bancada federal. O ministro reconhece que pegará um ministério esvaziado, mas promete trabalhar muito para resgatar a importância da pasta. “Vamos trabalhar muito para corresponder aos compromissos que temos com o trabalhismo e que assumimos com o governo da presidente Dilma e com o Brasil”, disse Dias.
À frente do Ministério do Trabalho, além de reforçar a pasta que vem sendo esvaziada ao longo dos anos, Manoel Dias terá o desafio de conquistar a confiança da bancada no Congresso e preparar o caminho para 2014. O novo ministro disse já conversou com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e com a presidente Dilma, sobre a retomada de espaço e de projetos importante no governo, como a coordenação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que passou para o Ministério da Educação.
SAIBA MAIS SOBRE O NOVO MINISTRO - Manoel Dias, é natural de Criciúma, Santa Catarina. Iniciou a vida pública na década de 1960, como líder estudantil. Eleito vereador de Içara em 1962 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), teve o mandato cassado após o Golpe Militar de 1964. Em 1965 participou da fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Santa Catarina. Foi deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (1967/1971). Com a decretação do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), em 1969, voltou a ser cassado, com os direitos políticos suspensos por 10 anos.
Neste período formou-se em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, e passou a advogar em Criciúma. Após a anistia, em 1979, mudou-se para Florianópolis, a fim de recriar o PTB. Como a sigla acabou sendo registrada pelo grupo político de Ivete Vargas, fundou no início da década de 1980 o PDT, juntamente com Leonel Brizola e outras lideranças. Foi candidato a deputado estadual em 1982, a governador em 2006 e a vice-governador em 2010, no entanto, não logrou êxito.
É o secretário-geral do PDT, presidente estadual do PDT de Santa Catarina e presidente da Fundação Leonel Brizola e Alberto Pasqualini. Na década de 1990 participou do governo de Brizola no Rio de Janeiro, presidindo o Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj). Maneca, foi companheiro fiel do ex-governador Leonel Brizola, de Carlos Lupo e discípulo e amigo de Doutel de Andrade.
Fonte: Ascom
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do