Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PDT entrega cargos do governo Arruda, após denúncias de corrupção



Carolina Pimentel
Agência Brasil 

O PDT anunciou a entrega dos cargos que ocupava no governo do Distrito Federal, após denúncia de suposto esquema em que o governador José Roberto Arruda (DEM) pagaria propina a deputados distritais em troca de apoio político.

O partido ocupava duas secretarias no governo, a de Educação Integral, com Marcelo Aguiar, e a do Trabalho, com Israel Batista, além da gerência de escolas técnicas, chefiada por Edilson Barbosa, e dois assessores especiais.

"Reconhecemos o importante papel desempenhado por nossos quadros dentro do governo do Distrito Federal, realizado com competência e compromisso público, e que contou sempre com o apoio do governador e de seu governo. Mas o PDT não pode se furtar ao seu legado histórico de ética e compromisso com a população, diante disso, determinamos, em reunião da direção regional, a imediata retirada desses quadros do governo do Distrito Federal – nenhum deles envolvidos nas denúncias", diz a nota divulgada pela legenda.

O partido aproveitou a oportunidade para reforçar a pretensão de lançar candidato próprio ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2010 - os possíveis candidatos são o senador Cristovam Buarque e o deputado distrital José Antônio Reguffe.

De acordo com a assessoria do PDT, Reguffe irá pedir a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Câmara Legislativa para investigar o suposto esquema e abrir um processo contra os envolvidos no Conselho de Ética da Casa.

Em discurso no Plenário, o senador Cristovam disse que vai propor a abertura de uma CPI também no Senado para investigar o suposto esquema de corrupção no governo do Distrito Federal, atendendo sugestão do senador Mão Santa (PSC-PI).

Para Mão Santa, a CPI deve ser montada no Senado, porque a Câmara Legislativa estaria “corrompida”, já que vários deputados distritais estariam envolvidos no esquema, revelado pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

Cristovam, ex-governador do Distrito Federal, sugeriu o afastamento de Arruda e do presidente da Câmara Legislativa, deputado Leonardo Prudente (DEM) – que aparece em um vídeo colocando maços de dinheiro nos bolsos e nas meias durante encontro com ex-secretário de Relações Institucionais do DF Durval Barbosa, colaborador da operação policial.

“O governador, quando tomou conhecimento, afastou três, quatro ou cinco secretários sobre os quais pesavam suspeitas. Ora, ele também faz parte desse grupo. Eu creio que ele deve se afastar também, nem que seja um afastamento enquanto se apura. Não é coerente o governador afastar secretários e continuar como governador. Ele tem que se afastar”, disse Cristovam.

Mais cedo, o PPS também anunciou a sua saída do governo Arruda.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)