Quarta-feira, 4 de maio de 2016 - 10h17
Brasília - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, fala sobre o Plano Safra
da Agricultura 2016/2017 durante o programa Bom dia, Ministro
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse hoje (04) no programa Bom Dia, Ministro que um dos grandes desafios do Brasil é criar condições, através de políticas públicas e de ações efetivas, para que os jovens do campo permaneçam na área rural.
“Lançamos ontem (3), junto com o Plano Safra da Agricultura Familiar, o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural. Através de políticas voltadas para os jovens, [o objetivo é] assegurar que os jovens possam ter acesso ao crédito, que possam acessar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e políticas educacionais, como o Pronatec Campo e o Pronera [Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária], que é um programa esplêndido que trabalha a educação no campo em todos os níveis: o nível técnico, de formação profissional; desde a educação fundamental até a educação universitária e cursos de pós-graduação. Já são 180 mil jovens que passaram pelos cursos do Pronera”, afirmou Patrus.
Segundo o ministro, é fundamental que os jovens tenham acesso não apenas à educação, mas a outras políticas públicas relacionadas à saúde, à cultura, à criação de espaços para atividades de convivência e esportivas.
Durante o programa, Patrus falou sobre o aumento dos recursos destinados ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017, que chegou aos R$ 30 bilhões. No ano passado, foram destinados R$ 28,9 bilhões para o período 2015/2016.
Patrus falou também sobre a implementação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. “O desenvolvimento da agricultura familiar passa pela assistência técnica, que permite que desenvolvam novas tecnologias, agregando valor aos produtos, produzindo em quantidade e qualidade e preservando a natureza” disse.
O ministro ressaltou a ampliação dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante a compra direta, a um preço justo para o produtor. “O PAA dá apoio alimentar a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e pobreza. Ele unifica todas as entidades e movimentos que trabalham no fortalecimento da agricultura familiar”.
O PAA assegura que pelo menos 30% da aquisição de alimentos pelos órgãos da administração pública federal sejam feitos de produtos oriundos da agricultura familiar.
“Outra conquista foram os juros reduzidos. Conseguimos diminuir de 5,5% para 2,5% os juros para os agricultores familiares que produzem alimentos que compõem a base da alimentação brasileira e que queiram aplicar formas saudáveis de produção; que desenvolvam técnicas de conservação dos alimentos, armazenamento e [com uso de] energias renováveis”, disse.
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)