Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Patrus Ananias: Manter jovens no campo é um grande desafio


 
Marieta Cazarré – Repórter da Agência Brasil

Gente de Opinião

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, fala sobre o Plano Safra
da Agricultura 2016/2017 durante o programa Bom dia, Ministro Elza Fiúza/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse hoje (04) no programa Bom Dia, Ministro que um dos grandes desafios do Brasil é criar condições, através de políticas públicas e de ações efetivas, para que os jovens do campo permaneçam na área rural.

“Lançamos ontem (3), junto com o Plano Safra da Agricultura Familiar, o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural. Através de políticas voltadas para os jovens, [o objetivo é] assegurar que os jovens possam ter acesso ao crédito, que possam acessar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e políticas educacionais, como o Pronatec Campo e o Pronera [Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária], que é um programa esplêndido que trabalha a educação no campo em todos os níveis: o nível técnico, de formação profissional; desde a educação fundamental até a educação universitária e cursos de pós-graduação. Já são 180 mil jovens que passaram pelos cursos do Pronera”, afirmou Patrus.

Segundo o ministro, é fundamental que os jovens tenham acesso não apenas à educação, mas a outras políticas públicas relacionadas à saúde, à cultura, à criação de espaços para atividades de convivência e esportivas.

Durante o programa, Patrus falou sobre o aumento dos recursos destinados ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017, que chegou aos R$ 30 bilhões. No ano passado, foram destinados R$ 28,9 bilhões para o período 2015/2016.

Patrus falou também sobre a implementação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. “O desenvolvimento da agricultura familiar passa pela assistência técnica, que permite que desenvolvam novas tecnologias, agregando valor aos produtos, produzindo em quantidade e qualidade e preservando a natureza” disse.

O ministro ressaltou a ampliação dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante a compra direta, a um preço justo para o produtor. “O PAA dá apoio alimentar a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e pobreza. Ele unifica todas as entidades e movimentos que trabalham no fortalecimento da agricultura familiar”.

O PAA assegura que pelo menos 30% da aquisição de alimentos pelos órgãos da administração pública federal sejam feitos de produtos oriundos da agricultura familiar.

“Outra conquista foram os juros reduzidos. Conseguimos diminuir de 5,5% para 2,5% os juros para os agricultores familiares que produzem alimentos que compõem a base da alimentação brasileira e que queiram aplicar formas saudáveis de produção; que desenvolvam técnicas de conservação dos alimentos, armazenamento e [com uso de] energias renováveis”, disse.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)