Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Pastoral Carcerária alerta para surto de tuberculose em presídios


José Carlos Mattedi
Agência Brasil

Brasília - A Pastoral Carcerária, vinculada à Igreja Católica, alerta: a saúde prisional no Brasil é crítica, sendo preocupante “a volta da tuberculose em forma de surto” nos presídios. Segundo o coordenador nacional da entidade, Padre Gunther Zgubic, os direitos humanos e a dignidade humana não são respeitados na maioria dos presídios brasileiros.

Padre Gunther revela que nos presídios há um enorme contingente de dependentes de drogas e álcool, além da volta da lepra em algumas unidades e surtos de tuberculose. “Os números de doentes são altíssimos, em comparação com a sociedade aqui fora. Mas, infelizmente, não temos quase nenhum tratamento por falta de financiamento à saúde”, denuncia.

Segundo ele, em diversos presídios a tuberculose voltou em forma de surto, devido à superlotação, que facilita o contágio. “Os internos não têm a higiene necessária, não há ventilação nem alimentação adequada”, diz.

Outro grave problema, em sua opinião, é a falta de profissionais de saúde dispostos a trabalhar com detentos. O medo e os baixos salários seriam as barreiras para que médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais aceitem o emprego. “Essas pessoas precisariam ter um melhor reconhecimento financeiro”.

O Espírito Santo, de acordo com o padre, é o estado onde se registra os mais graves desrespeitos aos direitos e a dignidade do preso. Lá, inclusive, segundo o padre, a Pastoral Carcerária é impedida de entrar em alguns presídios pela Secretaria Estadual de Justiça. “Há maus tratos e misérias terríveis que afetam a saúde do interno e acabam com o seu sistema imunológico”, destaca.

Apesar dos problemas apontados, Gunther considera o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP) um avanço importante para dar dignidade à saúde do preso no Brasil, e vê nele a única solução para os estabelecimentos penais dos estados.

“A situação é complexa, mas os estados devem rapidamente optar pelo credenciamento ao PNSSP, assumindo assim compromissos de dar ao interno a qualidade mínima que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece”.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç