Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Partido Verde quer impeachment do Presidente da Assembléia Legislativa


O Partido Verde do Paraná aprovou, em reunião da Exe­­­cutiva Estadual realizada em Curitiba, o pedido de impeachment de Nelson Justus (DEM), presidente da Assem­­­­bleia Legislativa, e de Ale­­­xandre Curi (PMDB), primeiro-secretário da Casa, por decoro parlamentar. O pedido será protocolado na Comissão de Ética da Assembleia nesta segunda-feira (7), às 10 horas.

A reunião realizada nesta sexta-feira (4) durou mais de 3 horas e conforme avaliação dos dirigentes do partido, a permanência dos dois deputados à frente da Casa de Leis é insustentável diante da gravidade dos acontecimentos.

A ação protocolada pelo PV tem como fundamentação a série de reportagens "Diários Secretos”, da Gazeta do Povo e da RPC TV, e a investigação feita pelo Ministério Público do Paraná, além das ações que tramitam no Judiciário contra ex-dirigentes da Assembleia.

Na quarta-feira (2), a reportagem da Gazeta do Povo e RPCTV mostrou que o Ministério Público Estadual (MP) apresentou duas ações na Justiça. Com uma medida cautelar, o MP requer, liminarmente, o afastamento de Justus e Curi. A ação civil que pede o afastamento dos deputados Nelson Justus (DEM) e Alexandre Curi (PMDB) de seus cargos da Assembleia Legislativa do Paraná já está na 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba.

A cautelar, além do afastamento das funções, pede ainda a indisponibilidade de bens dos dois deputados. Os promotores sugerem à Justiça o bloqueio de cerca de R$ 10 milhões para garantir a devolução do que teria sido desviado dos cofres públicos – além do pagamento de multa, que pode ser fixado em até o dobro do valor dos recursos públicos.

A Assembleia também divulgou na segunda-feira (31) a lista de servidores da Casa, elaborada depois de um recadastramento funcional. A listagem traz 1.308 funcionários comissionados, 33% a menos do que o total de 1.941 servidores divulgados no ano passado, na chamada “lista da transparência”. Outros 454 funcionários efetivos constam na relação. Mas a nova lista revela que pelo menos 17 pessoas suspeitas de envolvimento em irregularidades conti­nuam trabalhando na Casa. Entre elas, estão Luís Alexandre Barbosa e Sérgio Roberto Monteiro. Na nova lista, ambos aparecem nomeados para o gabinete do deputado Nelson Justus (DEM), presidente do Legislativo estadual.

Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.

Fonte: Gazeta do Povo

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)