Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Partido tem o desafio de não perder o contato com as bases


Fundado em 1980, o Partido dos Trabalhadores completa nesta quinta-feira (10) 31 anos de existência. O Diretório Nacional convocou ato político para comemorar a data. Com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado e receberá o título de presidente de honra do partido, o evento acontece no Teatro dos Bancários, às 17h, em Brasília.

“O PT é um dos mais importantes atores da política do Brasil, imprimiu um novo modelo de organização partidária, priorizando a democracia interna e a participação política das mulheres, dos trabalhadores rurais, dos negros. O grande exemplo é que um operário chegou à presidência da República e agora foi quebrado um paradigma com a eleição da primeira mulher presidente”, afirma o deputado federal Padre Ton.

Com o crescimento eleitoral do partido, o deputado padre Ton aponta que o grande desafio agora é continuar atuando para possibilitar a transformação social no país, e ao mesmo tempo não perder o contato com as bases. “Acho importante, nas discussões dos grandes temas, como agora na questão do salário mínimo, da reforma tributária, do Código Florestal, que o partido convoque não apenas seus parlamentares para a discussão mas também as bases, os movimentos socais”, defende o deputado.

“Quero parabenizar todos os companheiros e companheiras que ao longo destes 31 anos, em Rondônia e no Brasil, têm se dedicado à militância política em defesa da democracia, da justiça social, da inclusão, em defesa da melhoria de vida do povo brasileiro”, diz.   

Números

Organizado durante a ditadura militar, o PT conta hoje com quase 1,5 milhões de filiados, 60 mil dirigentes e   está presente em 4 mil diretórios municipais permanentes e cerca de mil comissões executivas provisórias.

O PT conta ainda com 5 governadores (Acre, Bahia, Distrito Federal, Sergipe e Rio Grande do Sul), 3 vice-governadores (Amapá, Maranhão e Espírito Santo), 560 prefeitos e 428 vice-prefeitos. No legislativo federal, tem a maior bancada na Câmara, com 88 deputados e a segunda maior do Senado, com 14 senadores. Nos legislativos estaduais, o partido conta com 149 deputados e 4.166 vereadores nas Câmaras municipais de todo o país.

Fonte: Mara Paraguassu com informações de Heber Carvalho

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)