Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Parlamentares verificam situação da TI Raposa Serra do Sol 5 anos após a retirada de não-índios



Cinco anos após a retirada de não-índios da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, uma comitiva de três deputados da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas irá à região, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), verificar as condições de vida nas comunidades,  a maioria delas do povo Macuxi.

Na Terra Indígena Raposa Serra do Sol vivem cerca de 20 mil índios. São 194 comunidades que abrigam, além dos Macuxi, os Taurepang, Patamona, Ingaricó e Wapichana.

“A visita permitirá que, passados todos esses anos, possamos avaliar se as comunidades estão recuperando aspectos socioculturais e ambientais a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal pela manutenção da demarcação em terra contínua e desintrusão da área”, explica o coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indigenas, deputado Padre Ton (PT-RO).

A comitiva, integrada ainda pelo coordenador geral do Conselho Indigenista Missionário (CIR), Mário Nicácio Wapichana,  terá agenda nesta sexta-feira 6, e durante todo o sábado 7. Além de Padre Ton, estão no grupo os deputados Renato Simões (PT-SP) e Janete Capiberibe (PSB-AP). A deputada Marina Sant’Anna (PT-GO), autora do Requerimento para realização da visita, por motivo de saúde foi impedida de viajar. 

Os deputados visitam aldeias da TI Raposa Serra do Sol oito meses após a visita da Comissão da Amazônia, que segundo reportagem do site Congresso em Foco constatou aproximação entre agricultores e indígenas em função da falta de assistência do poder público para que as comunidades possam promover sua sustentabilidade econômica.

“Queremos verificar em que medida isso está ocorrendo, em quanto a desintrusão contribuiu para melhorar a qualidade de vida das comunidades, e se isso não ocorreu como era esperado, o que poderá ser feito para que se possa garantir mais apoio a  projetos e assistência à saúde, educação e segurança alimentar”, diz Padre Ton.
 

Agenda

Nesta sexta-feira, 6, a comitiva terá reunião com lideranças indígenas em Boa Vista, na sede do Conselho Indigenista de Roraima (CIR), com participação de representantes do Ministério Público Federal; Advocacia Geral da União; Universidade Federal de Roraima e outros órgãos governamentais ou não.

No dia 7, sábado, pela manhã, a primeira visita é a Aldeia Tendão de Flexa onde vive a comunidade Amoko Pru. A comitiva desloca-se, a seguir, para a comunidade Barro, na região Surumu, onde fica o Centro de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol. As lideranças indígenas mantém uma escola que incentiva os jovens indígenas a desenvolverem atividades profissionalizantes voltadas para o atendimento a projetos comunitários. A visita é prevista até 11h45.

Após esse horário, o grupo cumpre a terceira visita na região Serras, onde estão as Comunidades Maturuca e Socó, com duração de três horas de atividades previstas.  A quarta e última visita ocorrerá na Região da Raposa, Lago Caracarana, local de recuperação ambiental e de importância cultural e espiritual para os indígenas.    

Serviço:

O que

Visita à comunidades indígenas da TI Raposa Serra do Sol, RR.

Quando

6 e 7 de dezembro de 2013 - Chegada da comitiva prevista para às 12h54 desta sexta-feira. As 15 h prevista reunião na sede do CIR – Av. Sebastião Diniz, 2630, bairro São Vicente.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)