Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Parlamentares defendem Lei Maria da Penha


 

A implementação da Lei Maria da Penha foi defendida pelos participantes da audiência pública promovida nesta quinta-feira (20) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O tema do encontro foi a violência contra as mulheres, que essa lei visa combater.

Os parlamentares e especialistas presentes, além de apoiarem a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também defenderam outra, a Homens Unidos pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que vem recolhendo assinaturas entre os homens brasileiros.

Mais conhecida como Lei Maria da Penha, a Lei nº 11.340, sancionada em 2006, alterou o Código Penal para punir com mais rigor a violência doméstica contra as mulheres. Essa norma legal permite, por exemplo, que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. Além disso, acabou com a possibilidade de que eles sejam punidos apenas com o pagamento de cestas básicas ou multas em dinheiro.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse que tanto os senadores como os funcionários do Senado devem engajar-se nessas campanhas, participando, por exemplo, do abaixo-assinado para a Homens Unidos pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Na coordenação do encontro, a senadora acatou proposta feita pelo senador José Neri (PSOL-PA) do engajamento dos senadores nesta campanha, e sugeriu que o ato de adesão seja feito no dia 27 de novembro, quando haverá sessão especial no Senado para marcar o Dia Internacional pela Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher.

A campanha Homens Unidos pelo Fim da Violência está com portal na internet (www.homenspelofimdaviolencia.com.br), onde pode ser feita a adesão.

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p