Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Parlamentares da Frencoop assumem Presidências em comissões do Congresso


 

Na Câmara dos Deputados, nove comissões permanentes são presididas por deputados da Frencoop, e, no Senado Federal, quatro comissões.

Informações do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Rondônia (OCB-RO), Salatiel Rodrigues, dão conta que na Câmara dos Deputados, nove das vinte Comissões Permanentes são presididas por deputados da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e no Senado Federal quatro comissões têm à frente parlamentares que atuam em prol do cooperativismo.

Os novos presidentes foram eleitos na semana passada, e, já tomaram posse:

Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) assumiu Tadeu Filippelli (PMDB/DF);
Finanças e Tributação (CFT), Vignatti (PT/SC);
Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), Sabino Castelo Branco (PTB/AM);
Turismo e Desporto (CTD), Afonso Hamm (PP/RS);
Viação e Transporte (CVT), Jaime Martins (PR/MG);
Desenvolvimento Urbano (CDU), Eduardo Sciarra (DEM/PR);
Direitos Humanos e Minorias (CDH), Luiz Couto (PT/PB);
Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) Eduardo Gomes (PSDB/TO); e,
Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Severiano Alves (PDT/BA).

Vices

Salatiel Rodrigues que regressou de Brasília, na semana passada, onde participou do lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 200, informou, ainda, à imprensa que, além das Presidências das comissões, parlamentares da Frencoop foram eleitos para as Vice-Presidências das Comissões Permanentes.
Salatiel citou como exemplo, as três Vice-Presidências da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) que foram ocupadas, respectivamente, pelos deputados Dr. Ubiali (PSB/SP), João Maia (PR/RN) e Fernando de Fabinho (DEM/BA), todos deputados-membros da Frencoop.
As Vice-Presidências de algumas comissões, como a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento (CAPADR) serão definidas futuramente, segundo Salatiel Rodrigues.

No Senado

Já, no Senado Federal, quatro das onze Comissões Permanentes serão presididas por senadores da Frencoop, que são:
- Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Rosalba Ciarlini (DEM-RN);
- Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Renato Casagrande (PSB-ES);
- Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), Flávio Arns (PT-PR); e,
- Comissão de Relações Exteriores e Segurança Nacional (CRE), Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Gilberto Goellner (DEM-MT), também membros da Frencoop, assumiram, respectivamente, a Vice-Presidência da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O presidente da OCB-RO explicou, ainda, que, no Senado, as novas Presidências dirigirão os trabalhos das comissões durante o biênio 2009/2010. Todos os projetos de lei apresentados são debatidos e votados pelas comissões, de acordo com os temas relacionados. Uma parte considerável deles é votada em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, e em decisão terminativa no Senado Federal, tramitando, apenas, pelas comissões, o que dispensa a votação pelo Plenário da casa onde tramitar o projeto.

Salatiel Rodrigues informou, ainda, que, em 2008, as comissões da Câmara dos Deputados aprovaram conclusivamente 346 propostas, contra 210 aprovadas no Plenário.

Destaques

Ao falar sobre a importância da presença de parlamentares na política cooperativista, Salatiel Rodrigues enfatizou a atuação da bancada rondoniense e dos deputados federais e estaduais e senadores que integram a Frencoop.
- "Além disso, o debate técnico dos projetos e as audiências públicas com os setores interessados nas matérias ocorrem nas comissões", finalizou o presidente do Sistema OCB-SESCOOP/RO Salatiel Rodrigues.


"Se o importante é competir, fundamental é cooperar."

FONTE: DeCom-OCB/SESCOOP-RO - roquevha@hotmail.com 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p