Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Pará terá dificuldades para comunicar áreas remotas sobre dispensa do título


Pedro Peduzzi
 Agência Brasil

Belém (PA) – Não há tempo hábil para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará comunicar as zonas eleitorais mais remotas sobre a dispensa da apresentação do título de eleitor. Diante do problema, o presidente do TRE-PA, desembargador João José da Silva Maroja, manifestou, à Agência Brasil, descontentamento com a forma como a questão foi conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A corte suprema foi criticada também por não ter concluído a decisão sobre o ficha limpa.

“O Pará possui uma logística diferenciada do resto do país, e isso pode complicar o processo eleitoral porque há localidades onde será impossível comunicar sobre a decisão do STF de dispensar a apresentação do título eleitoral”, disse hoje (1) o desembargador à Agência Brasil.“Mas você sabe, decisão judicial é para cumprir. Queira ou não; goste ou não”, ponderou.

É o caso da zona eleitoral de Castelo dos Sonhos, em Altamira. “Para chegar lá são necessários três dias de navegação. Ou seja: não há mais tempo hábil para informá-los sobre a alteração”, acrescentou Maroja. “Além disso, há áreas onde sequer existe energia elétrica ou televisores. Rádio, só se for à pilha”.

A demora em decidir que não é necessário apresentar o título para votar, segundo o desembargador, mostra que “o STF não está vendo a dificuldade que o povo teve, encarou filas quilométricas sem necessidade”. Ele explica que em menos oito 8 dias foram emitidas mais de 20 mil segundas vias do documento.

Ele criticou também a falta de decisão da corte suprema em relação ao ficha limpa. “Podia dar tudo. Menos o empate. Agora criou-se uma situação [indesejada] que nos impede de divulgar os votos para as candidaturas que estão sub júdice. Isso só poderá ser feito após a manifestação final do STF”.

Apesar das dificuldades apontadas, o desembargador garantiu que os trabalhos de apuração serão finalizados até, no máximo, a meia-noite de domingo.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç