Terça-feira, 22 de novembro de 2011 - 05h10
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou, ontem, segunda-feira, que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, se tornou “peso para o governo”.
FHC recomendou a Lupi, que sofre denúncias de irregularidades na Pasta, para deixar o cargo.
“Depois de certo ponto, queira a presidente ou não, o ministro passa a ser um peso. Eu não quero particularizar, mas vocês sabem o que eu quero dizer (situação de Carlos Lupi). Os próprios ministros deviam entender que, quando perdem condições de permanência, o gesto da retirada é mais construtivo do que a insistência em ficar quando não tem mais condições em ficar”, destaca o ex-presidente.
Fernando Henrique Cardoso criticou ainda o que considera “relação promiscua” entre ONGs (Organização Não-Governamental) e partidos políticos.
“Quando partidos criam ONG´s para obter contrato isso não é ONG. Isso é um braço do partido disfarçado para poder obter um fundo que não é legítimo. Tem que separar o joio do trigo. As ONGs têm que ser uma coisa independente dos partidos e dos movimentos. Elas não podem ser instrumentos de obtenção de recursos públicos para utilização privada. Isso é inaceitável”, destaca o ex-presidente.
O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, rebateu a declaração de FHC.
“Eu entendo a fala do ex-presidente Fernando Henrique porque, de fato, houve incidência de problemas. Agora, as incidências, nós acreditamos, que sejam exceções e estão recebendo o devido combate. Seguiremos nesta perspectiva. Cada centavo do dinheiro público tem que ser fiscalizado. Não devemos abrir mão desta relação”, argumenta o ministro.
No entanto, Gilberto Carvalho reconheceu as limitações do governo na fiscalização do dinheiro público.
“Houve problema na nossa capacidade de lá na ponta fiscalizar. Por isso, nós estamos convocando a sociedade, pois sem a participação dos cidadãos é muito difícil também o governo conseguir fiscalizar cada centavo que é aplicado”, completa o secretário-geral da Presidência da República.
Fernando Henrique Cardoso e Gilberto Carvalho participaram de evento promovido pelo Ministério Público de São Paulo nesta segunda-feira.
Fonte: Rádio Jovem Pan com detalhes com o repórter Jovem Pan André Guilherme.
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç