Quarta-feira, 3 de novembro de 2010 - 18h21
Líderes da oposição afirmaram nesta quarta-feira (3) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve, durante os oito anos de seu governo, "uma oposição dos sonhos". Ao comentarem a declaração de Lula, que em entrevista coletiva disse esperar que a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), não enfrente uma oposição "raivosa", os parlamentares avisaram que não estão armados contra a petista, como acredita o Planalto.
O vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou que a oposição foi “generosa” com Lula
- A oposição que o Lula teve é a que todo presidente pede a Deus. Foi uma oposição generosa, responsável e construtiva. Raramente atuou com veemência.
O tucano reconheceu que, durante o governo Lula, a oposição não teve “volume”.
- O presidente Lula reclama, mas a única derrota dele no Senado foi a derrubada da CPMF [Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira]. Fomos uma oposição sem volume e precisamos aprender com os próprios erros.
A oposição no Senado nestas eleições ficou menor: caiu de 34 senadores para 22, número insuficiente aos 27 necessários para apresentar um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
- Vamos ter de buscar mais apoio popular. A Dilma teoricamente terá mais facilidade, mas é preciso ver como ela vai conseguir conter os apetites de integrantes da sua base, que vão cobrar um preço pelo apoio.
Derrotado nas urnas, e um dos desafetos de Lula, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) reagiu com ironia à declaração do presidente.
- Acho engraçado o Lula falar em oposição raivosa. Não é ele quem vai aos Estados e agride as pessoas gratuitamente?
Em recente viagem ao Piauí, Lula disse que os senadores que votaram contra o governo foram “vingados”. Em outra ocasião, o presidente também defendeu que o DEM fosse "extirpado".
- O presidente Lula é inclusive ingrato. Quando ele teve problemas ainda no primeiro mandato, por conta do mensalão, ele fez um apelo à governabilidade e nós o atendemos. Vamos aguardar a Dilma, vamos deixá-la governar. [...] Agora não é hora de a oposição brigar, até porque primeiro quem vai brigar com a Dilma é a sua própria base. Eles vão brigar por cargos e nós vamos só esperar.
Senador reeleito, Demóstenes Torres (DEM-GO) lamentou o fato de Lula usar "ironia e baixo calão" mais uma vez. Ele recomendou apreço pela democracia, que pressupõe convivência, inclusive com opostos.
- A Dilma merece o mesmo tratamento respeitoso e atencioso que tivemos com o Lula. Somos minoria, mas a gente resiste.
Fonte: R7 com informações da Agência Estado
Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no
O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també
Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub
Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu