Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Para DEM e PSDB, Lula teve 'oposição dos sonhos'



Líderes da oposição afirmaram nesta quarta-feira (3) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve, durante os oito anos de seu governo, "uma oposição dos sonhos". Ao comentarem a declaração de Lula, que em entrevista coletiva disse esperar que a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), não enfrente uma oposição "raivosa", os parlamentares avisaram que não estão armados contra a petista, como acredita o Planalto.

O vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou que a oposição foi “generosa” com Lula

- A oposição que o Lula teve é a que todo presidente pede a Deus. Foi uma oposição generosa, responsável e construtiva. Raramente atuou com veemência.

O tucano reconheceu que, durante o governo Lula, a oposição não teve “volume”.

- O presidente Lula reclama, mas a única derrota dele no Senado foi a derrubada da CPMF [Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira]. Fomos uma oposição sem volume e precisamos aprender com os próprios erros.

A oposição no Senado nestas eleições ficou menor: caiu de 34 senadores para 22, número insuficiente aos 27 necessários para apresentar um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

- Vamos ter de buscar mais apoio popular. A Dilma teoricamente terá mais facilidade, mas é preciso ver como ela vai conseguir conter os apetites de integrantes da sua base, que vão cobrar um preço pelo apoio.

Derrotado nas urnas, e um dos desafetos de Lula, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) reagiu com ironia à declaração do presidente.

- Acho engraçado o Lula falar em oposição raivosa. Não é ele quem vai aos Estados e agride as pessoas gratuitamente?

Em recente viagem ao Piauí, Lula disse que os senadores que votaram contra o governo foram “vingados”. Em outra ocasião, o presidente também defendeu que o DEM fosse "extirpado".

- O presidente Lula é inclusive ingrato. Quando ele teve problemas ainda no primeiro mandato, por conta do mensalão, ele fez um apelo à governabilidade e nós o atendemos. Vamos aguardar a Dilma, vamos deixá-la governar. [...] Agora não é hora de a oposição brigar, até porque primeiro quem vai brigar com a Dilma é a sua própria base. Eles vão brigar por cargos e nós vamos só esperar.

Senador reeleito, Demóstenes Torres (DEM-GO) lamentou o fato de Lula usar "ironia e baixo calão" mais uma vez. Ele recomendou apreço pela democracia, que pressupõe convivência, inclusive com opostos.

-   A Dilma merece o mesmo tratamento respeitoso e atencioso que tivemos com o Lula. Somos minoria, mas a gente resiste.

Fonte: R7 com informações da Agência Estado

 

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)