Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

País tem bons motivos para comemorar Dia de Proteção às Florestas


Katia Paiva  - Da Rádio Nacional da Amazônia

Brasília - A redução do desmatamento na Amazônia em 52% nos últimos quatro anos e a previsão de que essa redução continue são bons motivos para o Brasil comemorar hoje (17) o Dia de Proteção às Florestas, de acordo com o diretor do Programa Nacional de Florestas, do Ministério do Meio Ambiente, Leonel Pereira.

Para Leonel, a aprovação da Lei de Gestão de Florestas Públicas foi o maior resultado alcançado nos últimos anos contra o desmatamento das florestas.

"Essa lei veio disciplinar a exploração de florestas no Brasil, garantindo que pela primeira vez essa atividade seja economicamente importante para o país. Em vez de desmatar a floresta, que economicamente não vale nada, passamos a ver a floresta como uma oportunidade de renda e de trabalho", disse.

Leonel ressaltou como outra ação de preservação florestal, o reflorestamento de áreas devastadas para atender a demanda das indústrias de celulose.

"Estamos trabalhando para aumentar a participação do pequeno produtor nessa base florestal plantada. Essa participação aumentou de 6% para 25% nos últimos quatro anos através de facilitação de crédito e assistência técnica. Nosso objetivo é continuar com esse trabalho e implementar o sistema para manejo sustentável das florestas públicas e trabalhar com a recuperação de áreas degradadas, começando pela bacia do São Francisco, que é prioritária para o governo e para o país".

Hoje no país quase 50% do território ainda é coberto por florestas naturais, sendo que 80% dessas florestas são públicas. Nos últimos quatro anos aumentou quase 20 milhões de hectares as áreas florestais protegidas, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

Outro projeto para preservação das florestas, de acordo com Leonel Pereira, o Plano Nacional de Silvicultura com Espécies Nativas e Sistemas Agroflorestais (Pensaf), que pretende usar as espécies nativas como o principal componente na recuperação das áreas que foram desmatadas e estão improdutivas.


 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p